Incêndio no Ver-o-Peso: fogo assusta feirantes na manhã desta quinta-feira
Um possível problema elétrico no terceiro boxe pode ter ocasionado o incêndio, que foi contido rapidamente pelo Corpo de Bombeiros.
Um box da área externa do Mercado de Ferro, no complexo do Ver-o-Peso, em Belém, sofreu um princípio de incêndio, na manhã desta quinta-feira (11). Ninguém se machucou, já que o comércio que funciona no local estava fechado no momento. No entanto, a permissionária do espaço, dona Perpétua Gonçalves, teve um prejuízo de cerca de R$ 500. Algo que chamou a atenção dos trabalhadores e consumidores do mercado é que um cartaz de Nossa Senhora de Nazaré, que retrata o Ver-o-Peso, saiu intacto do foco das chamas.
Dona Perpétua trabalha no complexo há cerca de 32 anos. No box de número 7, está há seis meses, trabalhando com venda de refeições e bebidas diversas. Assustada e triste, contou que um amigo dela ligou para os bombeiros e então a avisou do incidente. Havia um botijão de gás que pegou fogo no estabelecimento. Só não ocorreu uma explosão por estar vazio. E pensando nisso e em outros problemas que foram evitados, a comerciante diz ter tido proteção divina.
"Todo mundo ajudou, graças a Deus e Nossa Senhora. Os amigos ajudaram a resgatar algumas coisas e os bombeiros chegaram bem rápido. E ainda bem que ninguém se machucou, porque o box estava fechado na hora. Agora é com fé em Deus e nela que eu vou recuperar esse prejuízo de R$ 500 de mercadorias que comprei ontem e perdi", relatou dona Perpétua. Os colegas de trabalho do complexo conseguiram resgatar algumas coisas antes que fossem queimadas. Uma planta não escapou.
VEJA MAIS
Para a comerciante, são necessárias manutenções preventivas e emergenciais nas instalações elétricas do complexo. Ela ressalta os riscos e dificuldades de manutenção dos boxes e barracas devido aos espaços tombados e preservados. "Os bombeiros disseram que foi por problema elétrico. É muito difícil e burocrático fazer uma manutenção e precisamos de ajuda para isso", concluiu dona Perpétua. Para a entrada, os bombeiros precisaram arrombar as portas, o que causou outro problema para a trabalhadora.
Em nota, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) informou que "...já identificou o local onde ocorreu o princípio de incêndio e que se restringiu dentro de um boxe de refeição, localizado na área externa do Mercado de Ferro. Em princípio, a suspeita é que o sinistro foi motivado por questões elétricas. A Secon comunica, ainda, que está prestando apoio à permissionária que atua no espaço e que enviou até o local engenheiros e eletricistas do órgão para realizar vistorias nesse boxe e também nos demais pontos do mercado".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA