Imagem Peregrina de Nazaré anuncia o Círio a famílias da Vila da Barca; vídeo

Pelo 15º ano, o ícone do Círio foi saudado com festa pelos moradores

O Liberal

As famílias que residem na Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, em Belém, recepcionaram a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no começo da noite desta quarta-feira (14), no 15º ano da visita desse ícone da fé mariana. A presença da imagem que segue na Grande Romaria do segundo domingo de outubro serviu para aproximar ainda mais os integrantes da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Círio 2022.

Às 19h15, a Imagem Peregrina chegou à rua Professor Nelson Ribeiro, no carro oficial das visitas. Ainda com a imagem no veículo, muitos fiéis conseguiram se aproximar do ícone de fé para orar e alguns deles tocaram na peça simbolizando Maria, Mãe de Jesus. Em seguida, o guarda de Nazaré Diego Dourado ergueu a Imagem Peregrina para a saudação dos devotos, e, então, o noviço Luan Sena e o diretor de Arraial da Diretoria da Festa de Nazaré, Rodolfo Kalume, conduziram a imagem até um altar montado na própria via pública, para a celebração de missa campal.

Encontro

A missa foi presidida pelo pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Márcio Halmenschlager. Acerca do momento vivenciado pelos moradores da Vila da Barca nesta quarta, padre Márcio destacou que depois de dois anos marcados por pessoas vitimadas pela pandemia da covid-19, inclusive, tendo sido orientadas para o isolamento, "agora é o momento de celebrar novamente o Círio, e essa visita da Imagem Peregrina aqui, na comunidade da Vila da Barca, é em preparação para esse Círio".

image Imagem Peregrina: visita às famílias da Vila da Barca (Foto: Thiago Gomes / O Liberal)

"E nós já temos aqui um histórico de 15 anos dessa visita. Então, o povo comparece aqui com serenidade, com alegria, porque esse é um momento de encontro com Maria, e a função de Nossa Senhora é arrebanhar os filhos e as filhas de Deus para conduzir até o Redentor, que é Jesus. Então, ela chama, ela vai na frente, ela comunica e ela mostra a Jesus Cristo que é a centralidade da nossa fé", afirmou padre Márcio.

Ele ressaltou que nesta quarta a Igreja Católica celebra a Exaltação da Cruz, do Sacrifício da Cruz, e Maria participou de toda a caminhada de dores, considerando-se desde a profecia de Simeão que diz: "Olha, uma espada transpassará a sua alma!". "E Maria acompanha todo esse processo dolorido da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo", observou o pároco.

Como destacou Adriano Moura, da Coordenação da Associação dos Moradores da Vila da Barca, no sábado que antecede o Círio, os moradores terão uma programação em homenagem à Rainha da Amazônia. "Receber essa visita aqui, hoje, é um momento de fé, após dois anos de pandemia; é um recomeço com a graça de Deus e Nossa Senhora", ressaltou Adriano.

Amor de Mãe

Luana Vitória Santos, da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, lembrou que durante a pandemia houve perdas de pessoas na comunidade, "e hoje com a vinda dela a gente vê que somos lembrados também, porque todos os anos ela está aqui e o padre sempre fala que eles nunca vão deixar de vir aqui prestigiar a Vila da Barca".

A moradora Edme Barra está ligada aos 15 anos da visita da Imagem Peregrina a comunidade, por ter sempre atuado em prol desse momento. "Nosa Senhora é uma grande intercessora na nossa vida, ela intercede diante de seu filho Jesus por todos nós. Passamos por momentos muito difíceis, por ser uma comunidade pobre, inclusive, na pandemia; então, Nossa Senhora é uma força para nós", salienta. Roberto Santos, 68 anos, morador do bairro do Telégrafo e integrante da Guarda de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, disse que "essa retomada da visita da Imagem Peregrina nos indica que nossa Mãe está sempre nos olhando, junto conosco, nos abençoando e nos levando a Cristo".

image Fiéis compareceram em massa à missa campal (Foto: Thiago Gomes / O Liberal)

Rosângela Moraes, 66 anos, nasceu e mora na Vila da Barca. "Estar aqui junto da Peregrina é tudo, para agradecer pelas graças alcançadas. Eu tive covid-19 e ela me deu toda a força, e peço que esse Círio traga muitas graças a todos", enfatizou a devota.

Rodolfo Kalume, da Diretoria da Festa de Nazaré, destacou estar gratificado de ver os moradores da Vila da Barca demonstrando amor e devoção à Nossa Senhora de Nazaré, com uma missa campal lotada de pessoas emocionadas de poderem estar perto de uma pequena imagem, o que representa muito para muita gente. "Ficamos muito gratos em poder trazer a imagem para mais perto da população; isso é o Círio, esse momento de evangelização", arrematou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM