Moradores encontram corpo de homem afogado em canal do Curió-Utinga
Fato e necessidade de obras na área geraram protesto de famílias
Walter Camilo de Carvalho, 58 anos, conhecido como "Rambo", acabou caindo no canal da passagem São Francisco, também chamado de Canal de Mártir, no bairro do Curió-Utinga e desapareceu na tarde desta sexta-feira (8). O corpo dele somente foi encontrado por volta das 21h30 por moradores que desde a tarde faziam buscas no local. Com uso de corda e disposição, eles encontraram o cadáver de Walter sob uma das pontes do canal.
Esse afogamento e a necessidade de obras de saneamento na área acabou gerando um protesto na avenida João Paulo II, no começo da noite, que congestionou corredores de tráfego de entrada e saída de Belém.
O desaparecimento de Walter ocorreu quando uma chuva muito forte e com ventos caiu sobre Belém. A primeira informação repassada para a Polícia foi de que o homem havia ingerido bebida alcoólica e decidiu nadar no canal. Porém, moradores da passagem São Francisco, rua do Campo, a partir da avenida João Paulo II, relataram que ele se encontrava perto do canal bem deteriorado e, com a chuva forte, acabou caindo nas águas.
Reforma
O protesto das famílias foi para reivindicar a continuidade das buscas pelo desaparecido, pela reforma do canal e por saneamento Basico para o bairro. Eles dizem que há três anos, a Prefeitura de Belém iniciou a reforma do canal e das pontes de madeira que cruzam a estrutura. Mas, agora, o canal está sob jurisdição do Governo do Estado, e carece de serviços de reestruturação.
Às 18h, moradores da área iniciaram o protesto que foi encerrado por volta das 20 horas, ou seja, quase duas horas de manifestação. O protesto impactou um bom trecho da avenida Almirante Barroso, da Lomas Valentinas e da própria João Paulo II, nos dois sentidos.
Walter tinha 58 anos, morava sozinho e fazia "bicos" no bairro para sobreviver. Após os bombeiros deixarem o local, moradores passaram a procurar pelo corpo no canal. Na noite desta sexta-feira, em virtude da manifestação, os bombeiros, após terem ido ao local à tarde, comunicaram à comunidade que as buscas seriam retomadas às 7h deste sábado (9), inclusive, com equipes em roupas de mergulho.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA