CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

HapVida marca Setembro Amarelo com atividades físicas

Atividades físicas mobilizaram centenas de pessoas no Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas

Redação Integrada

Atividades de aquecimento, ritmos, zumba e corrida de revezamento e funcional para desportistas, em geral, e brincadeiras para crianças. Essas foram as formas que o Grupo HapVida escolheu para celebrar a campanha brasileira Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV - contato 188), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. A programação da Hapvida batizada + 1 K, aconteceu na tarde deste sábado (21), mobilizando centenas de pessoas no Portal da Amazônia na avenida Beira Rio, na Orla de Belém, no bairro Jurunas.

O coordenador do projeto + 1 K, Rogério Vieira, explicou que a ação completou três anos em agosto de 2019, e o nome + 1 K é alusivo ao avanço da atividade física por pessoas que até então levavam uma vida sedentária. "O + 1 k é um projeto de corrida e caminhadas para pessoas que não praticam nenhuma atividade física e não dispõem de recursos financeiros para garantir um profissional que os acompanhe nessas modalidades. Então, é como se fosse mais um quilômetro (+ 1 K), bem de leve, um convite para iniciantes e aí, em escala, uma pessoa incentiva à outra e todos avançam nos exercícios físicos''.

Rogério disse que há turmas de iniciantes, intermediários e também de avançados, àquelas pessoas que até já participam de corridas de rua. O projeto + 1 K acontece no Portal da Amazônia, de segunda-feira à quinta-feira, das 6h às 7h, e das 19h às 20h. Aos sábados, de 6h às 8h.

A cada três meses, a HapVida abraça uma causa para contribuir com as temáticas, em questão, e ainda propagar as atividades físicas. Rogério Vieira frisou que as turmas do + 1 K têm pessoas com as suas fragilidades e problemas. Neste sábado, o projeto chamou a atenção para os cuidados com a saúde mental.

"Agora estamos vivendo o Setembro Amarelo, a gente tem de dar voz às pessoas, saber ouvir e em nosso grupo a gente encontra certas situações, e é isso que a gente feito. Esperávamos 1.100 pessoas e vai dar um pouco mais. Esta é a segunda vez que a gente faz no horário da tarde, e as pessoas estão vindo'', disse o coordenador, na tarde do último sábado.

O psicólogo clínico, André Assunção, observou os benefícios da prática de atividade física. "Esportes, academia, qualquer atividade que você faz e se sente bem, proporciona saúde mental. A atividade física libera hormônios como a endorfina e isso afeta o nosso emocional de forma positiva. Todo tratamento de saúde mental envolve a terapia, a medicação e também uma atividade física. A gente aconselha o paciente a procurar um esporte, uma atividade de lazer que goste para ter bem-estar, isso ajuda o paciente a recuperar autoestima, a autoimagem, a se sentir melhor, mais vigoroso. Então fica o convite para que as pessoas venham praticar atividade física, ficar bem e se relacionar de forma interpessoal'', chamou o psicólogo.

"É muito importante se movimentar, se eu fosse sedentária não estava disposta, alegre, de bem com a vida como me sinto, eu sou bem humorada já e acho que melhorei ainda mais'', disse sorrindo a aposentada Maria das Graças Araújo Miranda, de 70 anos de idade, que todos os dias pratica exercícios e ainda faz dança circular.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM