Fumaça em Belém: saiba o motivo da cidade ter amanhecido com o céu cinza no sábado (17)

Muitas hipóteses foram levantadas por moradores e internautas; entenda o que de fato aconteceu

Camila Guimarães
fonte

Após moradores de Belém acordarem com o céu coberto por uma fumaça intensa na manhã deste sábado (17) em diversos bairros da cidade, incluindo Marco, São Brás, Canudos, Nazaré e Fátima, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) explicou o que deu origem ao fumaceiro. Segundo o órgão, tudo começou no bairro do Aurá, onde desde sexta-feira (16) equipes combatem um incêndio na sede do lixão, que só foi controlado na madrugada deste sábado.

VEJA MAIS

image Bairros de Belém amanhecem cobertos de fumaça neste sábado (17)
Além do vapor, cheiro forte de queimado é percebido por alguns moradores que chegam a suspeitar de incêndio

Apesar de o CBM confirmar a ocorrência, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) comunicou que não recebeu nenhuma denúncia sobre ato de queimada ilegal de lixo no local: "Os técnicos do Departamento de Controle Ambiental irão até o local para averiguar a situação e avaliar se há a prática de crime ambiental na área", diz o texto.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não há mais fogo no lixão do Aurá neste sábado. Leia, na íntegra, a nota do CBM explicando a situação:

"O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenaria Estadual de Defesa Civil informam que as guarnições de serviço da corporação foram acionadas nesta sexta-feira (16) para atuarem em um incêndio na sede do lixão do Aurá. As equipes fizeram revezamento e permaneceram no combate às chamas até a madrugada deste sábado (17). Não houve registro de incêndio no local na manhã de hoje".

Parque do Utinga

No início da manhã, o fundador do Instituto Idade Mídia, Ângelo Tupinambá, sugeriu que a fumaça fosse fruto de um incêndio nas matas próximas ao Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna. Depois de ter sido confirmado que a fumaça era em decorrência do incêndio no Aurá, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) reforçou que "não há foco de incêndio no Parque".

Em nota, a secretaria ainda afirmou que irá "apurar as possíveis causas que ocasionaram a fumaça em alguns pontos de Belém, neste sábado, 17. De acordo com o Ideflor-Bio, equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) estiveram dentro da Área de Proteção Ambiental e constataram que não há foco de incêndio no Parque do Utinga”.

Tempo Seco

Ainda segundo a Semas, o tempo seco pode ter influenciado na ocorrência. "O tempo seco e a baixa pluviosidade (pouca chuva) nesta época do ano contribui para o aprisionamento de "fumaça, poluentes em geral” sobre grandes cidades, como Belém. Esta condição está relacionada a um evento meteorológico denominado Inversão Térmica”, conclui a nota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM