Forte chuva no domingo deixa ruas de Belém submersas; situação é recorrente
Durante a tarde deste domingo, os alagamentos deixaram pontos da capital intransitáveis ou de fluxo difícil
A forte chuva que iniciou à tarde e seguiu até a noite deste domingo (22), em Belém, alagou, mais uma vez, um trecho da avenida João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga. Às 16h30, motoristas que trafegavam no sentido Dr. Freitas, ao chegar à passagem Elvira, entravam na contramão. Para fugir do alagamento, eles passavam para o outro lado da pista, por onde transitam os veículos que seguem em direção a Ananindeua. E, para fazer essa manobra, subiam no canteiro central da avenida. Logo em seguida, retornavam para o fluxo normal da pista.
Moradores dizem que convivem com esses alagamentos há 20 anos. E que já estão cansados dos transtornos causados pelos alagamentos. Por essa razão, eles fizeram um protesto, no dia 4 deste mês, quando, durante duas horas e meia, fecharam a avenida João Paulo II com a passagem Elvira. "A situação está mais do que crítica. Locais que não enchiam estão enchendo agora", disse o gestor de recursos humanos Daniel Prestes Furtado. Ele tem 42 anos e mora na passagem Elvira.
Outro ponto crítico de alagamento é na travessa Mauriti com o canal que fica na passagem José Leal Martins, na baixada do Marco. A rua virou um rio. São, aliás, dois pontos de alagamento. Os motoristas que se arriscaram a enfrentar a água o fizeram com cuidado, para não ficar no "prego". Outros desistiram e não prosseguiram a viagem, isso no sentido da avenida Perimetral. Moradores se equilibravam pelas calçadas, também tomadas pelas águas da chuva. Um homem carregou uma mulher nos braços, para que ela pudesse chegar em sua casa. As margens do canal José Legal Martins também alagaram.
A travessa Barão do Triunfo, próximo ao canal José Leal Martins, ainda na baixada do Marco, também alagou. "É um sacrifício todo ano", disse Bruno Mendonça, agente administrativo de 35 anos. Por volta das 17 horas, quando ainda chovia, ele caminhava pelo canteiro central da travessa Barão do Triunfo para não pisar na água. "Moro aqui (na passagem José Leal Martins) há 24 anos. E essa situação está assim há 24 anos", afirmou. "Penamos aqui durante anos e anos e, até agora, nada foi feito pela gente. Isso é lastimável", afirmou Bruno.
A Secretaria de Saneamento (Sesan) informou que vem trabalhando na limpeza de bueiros e canais da cidade para facilitar o escoamento das águas das chuvas, minimizar problemas de alagamentos e reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas do período. Na parte baixa do bairro do Marco, a limpeza é feita regularmente. No entanto, acrescentou a prefeitura, o bairro recebe influência de canais ligados ao trecho da Bacia do Tucunduba. "Com relação ao alagamento na João Paulo II, a Prefeitura de Belém está atuando com ações de saneamento no bairro do Curió-Utinga desde o último dia 9, que inclui serviços de limpeza e recuperação asfáltica. O primeiro e segundo trecho da passagem Elvira, aliás, já está recebendo ações de tapa-buraco. No último dia 4, a Prefeitura lançou edital de licitação para contratação de empresa responsável para obras de drenagem no bairro com o objetivo de diminuir o problema de alagamentos na área", acrescentou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA