Após quatro dias, filhote de pássaro é retirado de semáforo, mas não resiste
Filhote de jandaia, ave símbolo do Nordeste, voou para o lado "errado" do ninho e caiu em buraco
Após passar quatro dias preso em um semáforo localizado no cruzamento da avenida Duque de Caxias com a travessa Mauriti, no bairro do Marco, em Belém, um filhote de pássaro Jandaia foi resgatado na manhã desta sexta-feira (30).
Algum tempo depois do resgate, a ave silvestre não resistiu e morreu. A ação foi realizada por agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) com apoio dos moradores do entorno.
Na quinta-feira, o funcionário público Rodrigo Silva entrou em contato com O Liberal para relatar o drama.
"Faz cinco anos que trabalho aqui na Duque e todo ano, nessa época, eles fazem esse ninho. Mas é na ponta do semáforo. Os outros três filhotes saíram por um lado. Mas só um saiu pelo lado errado do ninho e ficou dentro do tubo (a base do semáforo)", contou Rodrigo.
Rodrigo participou do resgate do filhote. Bastante debilitado, o pássaro foi a óbito enquanto era encaminhado ao Museu Paraense Emílio Goeldi.
"Acreditamos que (o falecimento da ave) tenha ocorrido devido ao estresse provocado pelo salvamento, com o esforço demasiado, e também no momento da retirada do orifício aberto no tubo metalico, que pode ter machucado o animal. Entretanto, não devemos considerar culpa de ninguém, pelo contrário. Devemos enaltercer e agradecer pelo esforço de todos que tentaram salvar o filhote", concluiu Rodrigo.
Símbolo do Nordeste
A jandaia é um pássaro nativo do Brasil e é conhecida como a ave símbolo do Nordeste, principalmente do Ceará. Na antiga tradição cearense, dizia-se que "Ceará", na língua indígena, significa canto da jandaia.
A ave silvestre também já foi citada na literatura, como no romance "Iracema", de José de Alencar.
Existem três tipos da espécie: Jandaia Amarela, Jandaia Verdadeira e Jandaia-da-Testa-Vermelha. As duas primeiras são mais comumente escolhidas por criadores, segundo informações do site Canal do Pet.
A Jandaia Verdeira faz parte da família dos Psittacidae. Seu nome científico é Aratinga jandaya, que significa "periquito barulhento".
Seu habitat costuma ser vegetação da caatinga, savanas com árvores, clareiras e extremidades de florestas tropicais, apreciando bastante as plantações de coco verde.
É encontrado em todo o território brasileiro, mas principalmente no Nordeste, desde o norte de Goiás, passando pelo Piauí até o Maranhão, Ceará, Pernambuco e Alagoas.
A espécie sofre com a captura destinada ao comércio ilegal de animais silvestres. Curioso, sociável e brincalhão, acostuma-se facilmente com o cuidador e ao convívio humano.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA