Festival gastronômico reúne sabores e atrações culturais em Ananindeua
A programação ocorre neste sábado (27), a partir das 16h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro do Coqueiro
A Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro do Coqueiro, recebe neste sábado (27) o Festival Gastronômico 2024, que une sabores regionais e atrações musicais por meio do projeto Gastronomia do Amanhã, desenvolvido pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA). A programação é aberta ao público e inicia às 16h.
O objetivo do projeto Gastronomia do Amanhã é capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social, possibilitando que complementem a renda familiar a partir da capacitação em oficinas de culinária. Até o mês de abril serão abertas 12 turmas em vários municípios paraenses, com 30 vagas em cada uma, totalizando 360 alunos até o final do curso. A primeira turma iniciou as atividades na última segunda-feira (22), em Ananindeua. Cerca de quatro mil pessoas já foram beneficiadas desde a implantação do projeto.
Os municípios contemplados com as oficinas são Ananindeua, Salinópolis, Paragominas, Altamira, Marituba, Uruará, Marabá, Santarém, Itaituba, Breves, Parauapebas e Canaã dos Carajás. As inscrições podem ser feitas on-line e também nos locais onde os cursos são ministrados, que são divulgados previamente nas redes sociais do projeto (@gastronomiadoamanha). O Gastronomia do Amanhã tem o patrocínio da Equatorial Pará, Itaú e Instituto GPA, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.
Baseada nos princípios da cultura alimentar amazônica, o projeto oferta oficinas teórico-práticas sobre cultura alimentar, com duração de uma semana. No último dia de atividade, os alunos se apresentam em uma feira gastronômica aberta ao público - que abre espaço para a comercialização do que é produzido nas oficinas - com programações culturais, música e dança regionais, potencializando a economia criativa e a cultura alimentar da região.
Conhecimentos
Aluna do curso em 2021, Shirley Macedo conta que o aprendizado acrescentou muito aos seus conhecimentos de cozinha, os quais aplicou em seu negócio de pães e bolos. “Após participar do curso, pude ampliar meus conhecimentos culinários, aprendendo a preparar pratos que antes não fazia, e apliquei essa expertise na minha loja. Aprendi a fazer recheios que normalmente não cogito usar devido ao custo. Mas, nas aulas aprendi a adaptar a receita com ingredientes que saem bem mais em conta, sem perder o sabor original”, explica Shirley, que é moradora do município de Marituba, no Pará.
A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, fala sobre a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem, de maneira que possam enxergar na gastronomia uma fonte de renda. “Organizamos tudo para que os alunos se sintam seguros e motivados a continuar cozinhando após o término do curso. A linguagem e as aulas são adequadas ao que os participantes encontram no dia a dia. J já tivemos casos de alunos que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, conclui.
Serviço
Gastronomia do Amanhã – Curso gratuito para pessoas em vulnerabilidade social
Onde: Paróquia Santo Antônio de Pádua - Rod. Mário Covas, S/N - Coqueiro, Ananindeua - PA.
Quando: de 22 de janeiro a 12 de abril de 2024
Inscrições gratuitas. Mais informações no perfil do projeto nas redes sociais (@gastronomiadoamanha)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA