Feira do Livro promove encontro entre música e poesia

Antônio Cícero faz participação e dá exemplo de rotas alternativas na arte

O Liberal
fonte

A obra do poeta carioca Antônio Cícero, de 71 anos, irmão da cantora Marina Lima, dialoga com vários tipos de arte. Antônio Cícero compareceu ontem à noite ao Encontro Literário na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar. Ontem, durante o evento, que rende homenagem à poesia e ao poeta Mário Faustino, o músico Esdras de Souza tocou sax para uma turma de frequentadores reunidos em mesas de lanches no Café Central, estande da Secretaria de Estado de Cultura, organizadora do evento. Para celebrar esse encontro entre música e poesia, a feira tem uma programação de shows que incluem o compositor e cantor Arnaldo Antunes, com um trabalho que mistura poesia concreta, artes cênicas e arte visual, e o compositor Moraes Moreira.

Fotografias, cartazes, debates sobre cinema, mostra de cartuns e charges, HQ e espetáculos teatrais, também atraem o público. “Eu fiquei impressionado com  muita gente optando pelo livro de papel”, declarou o fotógrafo Luiz Braga. Para o professor de Língua Portuguesa e Redação Rui Paiva, o evento faz com que novas gerações descubram o livro, valoriza as editoras e traz livros e publicações com um preço mais em conta, ajudando a formar leitores. 

Carliane Moraes dos Santos da Silva, de 15 anos, que sofreu escalpelamento no dia 29 de dezembro de 2010, em Portel, e é assistida no Espaço Acolher, da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, por meio do Projeto Classe Hospitalar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), participou do lançamento do livro “Classe Hospitalar - A tessitura das palavras entre o escrito e o vivido”, no estande da secretaria. “Eu já comprei dois livros aqui”, disse ela.

Para o poeta Antônio Cícero, a poesia dá acesso a um outro modo de apreender a vida e o mundo. “No mundo contemporâneo, o que realmente manda é o interesse, a gente faz coisas por que quer obter determinado resultado. Tudo é pragmático, tudo tem um sentido utilitário. Até mesmo a linguagem, nessa ótica, serve pra gente se comunicar. Mas há outras possibilidades para o ser humano no mundo. A poesia e as artes de certa maneira mostram essas outras possibilidades, sem anular a atitude utilitária. E isso enriquece as nossas vidas, não se fica preso a uma só maneira de ver o mundo”, arriscou.

A exemplo de Ferreira Gullar e Leonard Cohen, Antônio Cícero, que tem cinco composições com o cantor paraense Arthur Nogueira, enveredou pelo mundo da música e das artes em geral. “Todas as artes têm, por diferentes modos, o efeito de enriquecer o nosso mundo”, concluiu.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM