Famílias do residencial Quinta dos Paricás fecham estrada do Maracuera, em Icoaraci
Comunidade reclama do isolamento e da precariedade a acesso a transporte
Moradores do residencial Quinta dos Paricás fecharam esta manhã a rua de acesso pela estrada do Maracacuera, em Icoaraci. Eles reclamam do isolamento do residencial. A situação já havia motivado outra mobilização, em outubro do ano passado. O ato desta quarta (15) foi encerrado por volta das 13h30, com o compromisso de reunião agendado pela Prefeitura de Belém.
Eles dizem que os que lá residem não conseguem nem ter acesso a feiras ou até transporte por aplicativos. E afirmam que apenas uma linha de ônibus de Icoaraci serve a comunidade nos últimos meses. Veja:
A manifestação começou às 8 da manhã, com os moradores pedindo a construção de uma feira nas redodezas. "A gente ganhou um residencial, mas não tem feira. Para ir à feira, temos que pagar, de mototáxi, R$ 10 para ir e R$ 10 para voltar. Mas os pais de família não têm esse dinheiro", disse um morador. Ele diz que as pessoas vão andando.
Eles também pedem outra linha de ônibus, pois só uma empresa atende o residencial. Eles reclamam que esperam muito na parada de ônibus. E que, muitas vezes, acordam 4h da madrugada para não chegar atrasados ao trabalho e aos demais compromissos. É que muitas pessoas trabalham em Belém.
"A via foi totalmente desbloqueada 13h30, porque a Polícia Militar informou que a Secon vai reunir com a gente. Mas estamos pretendendo realizar outra manifestação caso esse compromisso não seja cumprido", confirmou o morador Luiz Carlos no fim da tarde desta quarta.
O residencial Quinta dos Paricás dispõe de 2.720 unidades habitacionais, distribuídas em 170 prédios, com 16 apartamentos por bloco. Cada uma das unidades possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Semelhante a um bairro planejado, o residencial conta ainda com duas escolas de ensino fundamental, duas creches, uma Unidade Básica de Saúde, estacionamento rotativo, 11 centros comunitários, quadra poliesportiva, oito parques infantis, academia ao ar livre e um sistema de abastecimento de água autônomo.
Procurada pela redação integrada de O Liberal, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) da Prefeitura Municipal de Belém disse que na próxima segunda-feira (20), deve realizar uma reunião, juntamente com a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), para implantar uma feira móvel dentro do residencial Quinta dos Paricás. Segundo a PMB, a abertura do espaço deve ter a participação dos próprios moradores interessados em exercer a atividade.
Em relação à linha de ônibus, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) disse que "vem mantendo um diálogo estreito com a comunidade do Quinta dos Paricás, atendendo as solicitações sempre que elas se apresentam viáveis". Segundo a Semob, um "novo itinerário não estava entre as pautas apresentadas pela comunidade junto ao órgão de mobilidade".
A Semob diz que, diante da nova solicitação, irá realizar os estudos de demanda para ver a possibilidade de atender o pleito.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA