Exagerou na bebida? Confira 7 dicas de como curar a ressaca no pós-festa
Dor de cabeça, enjoo e sede são alguns dos sintomas de quem 'enfiou o pé na jaca' durante o Réveillon
As festas de fim de ano são marcadas por muita animação e exagero nas bebidas alcoólicas. O resultado? Uma ressaca pós-comemoração acompanhada de sintomas desagradáveis como enjoo, dor de cabeça, sede e até uma ‘pontinha’ de culpa pelos excessos. Mas, você sabia que é possível aliviar o mal estar com atitudes simples?
O nutricionista Matheus Assis, pós-graduado em Nutrição Esportiva e Estética, ressalta que as pessoas não devem se sentir culpadas por ‘aproveitar bem’ as comemorações. No entanto, ele frisa a importância de montar estratégias que envolvem cuidados ‘anti-ressaca’ na noite anterior, durante a ingestão dos drinks e que podem ser ótimas aliadas no dia seguinte.
Seguindo as recomendações do nutrólogo, saiba como curar e prevenir a ressaca pós-festa de fim de ano:
1- Administre doses de bebida alcoólica com o consumo de água. Por exemplo, a cada long neck de cerveja ou drink, beba 500ml de água.
2- Calcule a quantidade ideal de água por dia, faça o seguinte cálculo: Seu peso(kg) x 35(ml).
3- No dia seguinte à festa, aumento o consumo de frutas que possuam alta concentração de água como melancia, abacaxi e melão.
4- Evite frituras e gorduras, pois prejudicam a digestão. Opte por tomar uma boa água de coco.
5- Consuma os chás diuréticos como de hibisco ou cavalinha.
6- Prefira consumir carboidratos do bem como arroz, feijão, macarrão, pois ajuda a recuperar o nível de açúcar no sangue.
7- Tente fazer alguma atividade física para suar e eliminar as toxinas do álcool.
Planejamento alimentar pode auxiliar no 'detox' corporal
De acordo com o nutricionista, a organização para voltar à rotina do dia-a-dia é fundamental para o sucesso de uma 'reeducação' alimentar. Por isso, Matheus Assis orienta que façam bom consumo de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo.
“Faça ao menos quatro refeições por dia, beber ao menos três litros de água, ajustar sua rotina de sono e atividade física. ‘Botar pra suar’ é a melhor forma de fazer esse detox. Além de ser uma tarefa que te ajuda a se manter na rotina alimentar”, afirma o nutrólogo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA