Especial sobre covid-19 no Marajó, de O LIBERAL, conquista Prêmio Amrigs de Jornalismo

Cobertura jornalística multiplataforma do Grupo Liberal sobre a vida da população dessa região na pandemia da covid-19 recebe o reconhecimento e se torna a quarta produção premiada em menos de 2 anos

Eduardo Rocha
fonte

O desafio de registrar como a covid-19 atingiu a população do Arquipélago do Marajó e mostrar como a vida é retomada, agora, em 2022, foi aceito pelos jornalistas Tarso Sarraf e Dilson Pimentel. Em maio, eles percorreram cidades da região e contaram histórias com personagens que enfrentaram a covid-19 e sobreviveram a ela. Resultado: na noite desta terça-feira (18), essa dupla de profissionais, de O Liberal e Portal OLiberal.com, conquistou o Prêmio da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), na categoria Online, com a "Série do Marajó", que pode ser conferida aqui.

"Eu fico muito feliz também, porque o Prêmio envolve muitos veículos muitos grandes, e por ser um prêmio muito importante e a gente ir para a final e ganhar é muito significativo para todos nós, do Grupo Liberal", destacou Tarso Sarraf. Esse repórter fotográfico conta que a série de reportagens reúne fotos feitas em maio de 2020, no pique da pandemia no Marajó, ou seja, nos municípios de Breves, Portel e Melgaço. E em maio de 2022, ele e Dilson Pimentel retornaram à região para mostrar como estavam as cidades, buscando os mesmos personagens do trabalho anterior.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A SÉRIE PREMIADA

Tarso relata que registrou um parto e fotografou a criança dois anos depois.' Ele lembra de uma mulher muito mal sendo transferida em busca de atendimento médico e a fotografou agora. "Foi interessante porque a gente foi revendo os lugares, e aí passou um filme na cabeça. A intenção de fazer a série é de mostrar como anda a realidade hoje, com as pessoas retomando a vida delas, com cuidado. Então, a reportagem é sobre como era e como se vive hoje", destaca.

image Dilson e Tarso Sarraf: cobertura de 12 dias em maio no Marajó (Foto: Arquivo Pessoal)

A "Série do Marajó" é composta por sete matérias divulgadas no jornal O Liberal, no Portal OLiberal.com e nas redes sociais do Grupo Liberal. Foram oito dias de trabalho. Na direção geral: Daniel Nardin;  Lázaro Magalhães e Camila Moreira; edição Web: Carlos Fellip e Max Oliveira; edição de vídeo: João Ramos; diagramação: Renato Tavares.

Resistência

"Em Breves, a gente falou com um médico que trabalhou lá no auge da covid-19 e estava lá novamente.Em Portel, a gente entrevistou um senhor que no auge da pandemia ele colocou um aviso na casa dele: "Não recebemos visitas por causa da covid-19", e dois anos depois a gente entrevistou esse mesmo senhor. Em Portel, também, a gente entrevistou um enfermeiro que continua trabalhando no hospital municipal, após ter atuado no pico da doença; em Melgaço, a gente entrevistou uma senhora que esteve muito mal, quase morreu, e a gente voltou lá e a entrevistou novamente", relata o repórter Dilson Pimentel.

Ele ressalta que em maio de 2022 o cenário era de normalidade, as pessoas não usavam mais as máscaras contra o coronavírus e estavam retomando suas vidas normalmente. "Como disse o dono de uma funerária, é como se nada tivesse acontecido, como se as pessoas tivessem esquecido tudo o que tivessem vivido", pontua Dilson. Ele lembra que em Melgaço foi reencontrada uma adolescente que teve filho no auge da covid-19. "O povo do Marajó é um povo muito lutador, muito resistente, porque lá tudo é longe, sempre ficou à margem das políticas", assinala Dilson Pimentel.  

image Empenho da equipe no Marajó rendeu premiação nacional (Foto: Arquivo Pessoal)

Valorização

A iniciativa da Associação Médica do Rio Grande do Sul visa reconhecer trabalhos jornalísticos que foram destaque no último ano, dentro da temática “Crise Sanitária COVID-19: perspectivas para o setor saúde”. O anúncio dos vencedores da fase final aconteceu na noite desta terça-feira (18), em evento no Teatro AMRIGS, a partir das 19h.

“Tivemos 55 matérias inscritas de 13 estados diferentes. Praticamente dobramos o número de inscritos com relação ao ano passado. A divulgação de matérias da saúde é de extrema relevância para a população. Queremos uma imprensa livre, mostrar o contraditório e os fatos como devem ser. A imprensa cumpriu um papel importante na pandemia e nada mais justo do que fazer esse reconhecimento no Dia do Médico", afirmou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

A Comissão Julgadora foi formada por jornalistas e médicos. O corpo de avaliadores considerou qualidade narrativa, tratamento contextualizado, domínio técnico e relevância do tema. Houve premiação em dinheiro e troféu para os três primeiros colocados em cada modalidade. Os autores premiados também receberam certificado. O Prêmio AMRIGS de Jornalismo - Edição 2022 integra o calendário especial de eventos comemorativos dos 250 anos de Porto Alegre (RS).

Esse é o quarto prêmio conquistado pela Redação Integrada de O Liberal desde o ano passado, incluindo os prêmios Vladmir Herzog, Sebrae e Simineral.

Confira outras premiações recentes recebidas pelo jornalismo do Grupo Liberal:

image O Liberal vence a 43ª edição do Prêmio Vladimir Herzog 2021
Jornal venceu na categoria Fotografia, com imagens de Tarso Sarraf

image Grupo Liberal é o grande vencedor do Prêmio Simineral de Comunicação 2021
Grupo levou três de seis categorias. Trabalhos de Ana Carolina Matos e Ândria Almeida (impresso), Tarso Sarraf (fotojornalismo), de O Liberal, e de Gustavo Ferreira (telejornalismo), da TV liberal, foram destaques

image Jornalistas do Grupo Liberal recebem Prêmio Sebrae de Jornalismo 2022
Os vencedores vão para a etapa regional e, se avançarem, disputarão a fase nacional em dezembro em Brasília (DF)     

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM