Enem 2024: Estudantes dispõem de transporte coletivo gratuito na Grande Belém no 1º dia de prova

Benefício foi instituído pelo Governo do Pará para candidatos nos dias 3 e 10 de novembro, nas duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio

O Liberal
fonte

O Governo do Pará instituiu a gratuidade no transporte coletivo na Grande Belém nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, nos municípios da Região Metropolitana de Belém, a fim de incentivar a participação dos paraenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  Dessa forma, muitos candidatos aproveitaram o benefício para garantir o deslocamento, com antecedência, de casa até o local de prova.  A estudante Stefany Cristina Silva Costa, de 17 anos, chegou ao local de prova antes das 11h, uma hora antes da abertura dos portões agendada para as 12h. Ela mora no bairro do Castanheira, em Belém, e saiu de casa bem cedo, para evitar qualquer tipo de atraso, e a liberação da tarifa de ônibus facilitou em muito a ida até o Instituto Federal do Pará (IFPA), na avenida Almirante Barroso.

“Foi rápido e não paguei nada. Isso é importante porque nem sempre fazemos prova perto de casa, e fica contramão. Tem gente que não tem condições mesmo de pegar vários ônibus”, disse Stefany. Ela almeja uma vaga no curso de Biomedicina.

De olho na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), a ocorrer em novembro de 2025, em Belém, o estudante Jefferson Carvalho, de 22 anos, pretende cursar Bacharelado em Turismo. "É mais um ano que a gente pega ônibus de graça. Nem todo mundo tem condição de pagar aplicativo, ainda mais que são dois dias, ida e volta. Pensando nas pessoas de baixa renda, realmente foi muito importante essa medida do Governo", afirmou o candidato

image Estudante Jefferson Carvalho pretende cursar Bacharelado em Turismo e considera válida medida do Governo do Estado (Foto: Bruno Cruz / Agência Pará)

Aos 19 anos de idade, a estudante Bianca Félix, de 19 anos, faz o Enem pela terceira vez. Ela pretende conquistar uma vaga no curso de Nutrição ou de Ciências Contábeis. Para Bianca, não ter que pagar passagem de ônibus no dia da prova "é uma economia importante, tanto na ida quanto na volta". "Tem gente que realmente não tem condição de pagar. Facilita bastante", acrescentou.

De um para outro

Nesta edição do Enem, o Pará concentra o maior número de inscritos para o Exame na região Norte, com 247.752 candidatos, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Outro candidato beneficiado com a gratuitade nos ônibus para os dias de prova do Exame foi Breno Oliveira, 19 anos. Ele soube da medida por amigos que também farão o Enem 2024. "Um passou informação para o outro. Achei bem positiva a gratuidade, ainda mais por serem dois dias de prova. Eu vim do bairro da Terra Firme, e cheguei cedo para garantir", declarou o candidato.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM