Enem 2022: questões de matemática vistas nos últimos anos podem servir para revisão
Razão e proporção estão entre os assuntos mais cotados para estarem presentes na edição deste ano do Exame
Cerca de ⅓ da prova de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aborda questões de razão e proporção. Na reta final de preparação para as avaliações, o ideal é que o aluno saiba dividir o tempo entre revisões focadas e descanso. Faltando quatro semanas, 199.843 inscritos que residem no Pará já sentem a ansiedade pela aproximação do momento. O número é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enem é dividido em áreas do conhecimento com eixos temáticos específicos que delimitam o conteúdo abordado. Uma matriz de referência estabelece as competências e habilidades que serão avaliadas em todos os candidatos e é aliada a objetos que ajudam a direcionar com mais precisão os assuntos que serão cobrados.
O Exame é um teste mirado no tempo escolar inteiro do aluno. A revisão, nesta reta final, pode passar por conteúdos que abordem razão e proporção, regra de três, questões de escala, divisão indireta e inversamente proporcional, uma vez que são tradicionais nas edições. “Outros tipos de conteúdos caem com uma frequência grande, como análise combinatória, estatística, a parte de geometria plana e espacial”, diz o professor de matemática Thiago Vilhena.
Esta área do conhecimento não foge à regra: dar um último “gás” na realização de exercícios e provas anteriores é indicado. “A pessoa se conhece mesmo quando ela faz as provas anteriores, quando ela percebe que está ficando cansada, qual o momento que tem que fazer uma pequena pausa, ou quando é o momento em que ela tem que mudar de área e fazer outra prova. Eu acho que a melhor forma de se conhecer é estudando, fazendo, principalmente, as provas anteriores”, pondera o professor.
Importância do descanso
Conhecer o tempo e as necessidade é necessário. Thiago ressalta que o hábito de realizar as provas anteriores permite ao aluno entender o momento de cansaço e em que ponto fazer uma pausa. “Eu acho que a melhor forma de se conhecer é estudando, fazendo, principalmente, as provas anteriores. Agora é o momento de ver quais são os principais erros dentro dos tópicos e se divertir. Eu acho, como na vida a gente tem que ter um equilíbrio muito forte, nos estudos também. Se a gente pensar só em ler 24h, a gente vai ficar travado, não vai conseguir estudar, corrigir os erros”, finaliza.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA