Enem 2022: estudantes deixam locais com cadernos de prova
Prova foi encerrada às 19h deste domingo (13), na última meia-hora do exame era possível levar a prova
Grupos de familiares, mas principalmente, as mães, esperavam os candidatos do Enem 2022, na frente de diversos locais de prova, no final da tarde e início desta noite de domingo (13), em Belém. A prova foi encerrada às 19h. Na frente da Escola de Aplicação da UFPA, antigo Núcleo Pedagógico Integrado (NPI), no bairro da Terra Firme, a movimentação era grande, incluindo a presença de ambulantes com lanches, mas, principalmente, a venda de água.
Tentando pela segunda vez o exame nacional, Paulo Sérgio Batista de Castro, 18 anos, foi um dos primeiros a sair com o caderno de provas, na Escola de Aplicação da UFPA, já passando das 18h30. "Eu achei a prova massiva (muito conteúdo), mas razoavelmente tranquila. A redação estava ''pegada'', disse o jovem, mas consegui fazer.
Paulo Sérgio contou que destacou na redação a questão da invisiibilidade dos povos. "Eu destaquei bem isso mesmo, a invisibilidade, já que eles não têm voz, como ele vãos agir? Eu coloquei também que o governo tem que criar campanhas, palestras, projetos, mas saindo do âmbito virtual, já que estes povos não têm acesso à internet", afirmou ele, que tentou o Enem, pela primeira vez, no ano passado, para fisioterapia e não conseguiu, e agora, tenta para Nutrição.
A alfabetizadora da rede pública municipal de ensino, em Belém, Ivana da Costa Anjos, de 41 anos, afirmou que gostou da redação e da prova, em geral. "Eu destaquei a valorização dos povos tradicionais através de políticas públicas e da educação, que é importante", disse Ivana, assim como Paulo Sérgio, com o caderno de provas nas mãos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA