Sermão das Sete Palavras relaciona martírio de Jesus com desafio diante do novo coronavírus
Cônego Vladian Alves disse, na Capela do Colégio Santo Antônio, que sofrimento deve ser entendido em seu sentido "transformador"
No Sermão das Sete Palavras que proferiu, na Capela do Colégio Santo Antônio, no centro de Belém, no começo da tarde desta Sexta-Feira Santa, o cônego Vladian Alves relacionou o desafio da humanidade diante da pandemia da covid-19 com o martírio de Jesus na Cruz. “Com o sofrimento de Jesus Cristo, todo sofrimento tornou-se redentor”, assinalou.
Jesus veio à Terra para salvar a humanidade, ou seja, assumiu a condição de ser ao mesmo tempo Deus e homem, e venceu a morte, ressuscitando após a crucificação, como salientou o cônego. Nesse contexto, o sofrimento deve ser entendido com um sentido transformador, amparado na firmeza de Jesus Cristo em sua missão e na fé em Deus, com intercessão de Maria.
O cônego também destacou que somente o amor verdadeiro, sem preconceitos e profundo, como demonstrado por Jesus na Cruz, pode conduzir a humanidade a uma sociedade mais fraterna e capaz de vencer grandes desafios. Vladian procurou consolar e incentivar as famílias em situação de isolamento a serem firmes para vencer o sofrimento. Ressaltou ações de socorro aos mais necessitados, como cidadãos em situações de rua.
Transmissão
O Sermão das Sete Palavras não teve a presença dos fiéis, que acompanharam esse momento especial da Semana Santa por meio de transmissão ao vivo dos veículos de comunicação da Arquidiocese de Belém. Essa iniciativa foi adotada para evitar aglomeração de pessoas nas igrejas, como medida preventiva ao novo coronavírus.
Na frente da Capela do Colégio Santo Antônio, foram acesas algumas velas. Ao deixar o local, o cônego Vladian destacou ter sido essa a segunda vez que fez o Sermão das Sete Palavras.
“Hoje, temos uma sensação diferente. O meu desejo é de que as pessoas estivessem presentes, para que estivéssemos juntos em oração; mas, eu penso que alcançamos aquilo que desejávamos, o Sermão das Sete Palavras, ao contemplarmos o Mistério da Cruz do Senhor, fazendo com que essa mensagem chegasse às pessoas que estão impossibilitadas de vir até a capela”, afirmou.
Vladian comemorou a realização do Sermão no contexto da pandemia. “Continua a mensagem cristã a ressoar, e, independente das situações, nada impede de chegar até os fiéis”, finalizou, ao cumprir sua missão na 141ª edição do Sermão das Sete Palavras.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA