CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em Belém, xadrez para pessoas com deficiência visual reúne jogadores do Brasil

O torneio começou nesta sexta-feira (2) e vai até o próximo dia 4, no Clube do Remo

Bruna Lima

Jogadores de xadrez com deficiência visual de várias partes do Brasil estão em Belém participando da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais 2024 - Etapa Regional Centro-Norte. O torneio começou nesta sexta-feira (2) e segue até o próximo dia 4, na sede do Clube do Remo.

O estudante universitário João Gustavo Monteiro, 20 anos, começou a jogar xadrez no período da pandemia, em 2020. Os primeiros passos foram no ambiente virtual, mas, após o período de isolamento, ele passou a jogar presencialmente e relata que o gosto pelo jogo lhe trouxe benefícios de interação e também de saúde mental.

VEJA MAIS 

image Inscrições para torneio de xadrez em Belém estão abertas; saiba mais
Competição será realizada no dia 24 de setembro, em shopping da Região Metropolitana de Belém

image Torneio de xadrez faz silêncio reinar em shopping de Ananindeua
Espaço acostumado com a movimentação de final de semana vivenciou o silêncio típico dos jogadores de xadrez

"O xadrez me ajudou muito a conhecer novas pessoas, novos lugares, fazer novas amizades. E eu gostei muito do esporte, achei muito legal", declarou. João aprendeu o jogo por meio do "Xeque-mate para todos", um projeto que auxilia pessoas com deficiência visual a aprender o xadrez do zero.

O torneio é organizado pela Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais. Onei de Souza Figueiredo, diretor institucional da federação, conta que o movimento do xadrez começou no Rio Grande do Sul em 1989 como Liga Braile de Xadrez.

O torneio acontece todos os anos e a Federação Brasileira de Xadrez tem um calendário anual, onde ela faz uma etapa em cada região do país e mais uma classificatória. As quatro etapas do sul, sudeste, nordeste e centro-norte classificam para a grande final

A Copa em Belém vai classificar os jogadores para o campeonato que ocorre no final de novembro, em Brasília. Sobre a inclusão, o diretor da federação conta que o esporte é um meio satisfatório para envolver os praticantes. "O xadrez é para todos. Agora mesmo, nesse fim de semana, eu joguei um campeonato no Rio Grande do Sul onde tinha adversários que enxergavam e eu consegui jogar com eles. Perdi em alguns momentos e ganhei em outros. Para mim, isso é inclusão", pontua Onei de Souza.

A competição vai ser realizada pela Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais – FBXDV, em parceria com a Associação de e para Cegos do Pará - ASCEPA. Os jogos acontecerão no Clube do Remo, localizado na Avenida Nazaré, nº 962, Belém.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

02 de agosto de 2024:
14h00 – abertura, congresso técnico e 1ª rodada;
20h00 - 2ª rodada;

03 de agosto de 2024:
09h00 - 3ª rodada;
15h00 - 4ª rodada;
20h00 - 5ª rodada (se confirmada);

04 de agosto de 2024
08h30 - última rodada;
Em seguida, premiação e encerramento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM