🏳️🌈 Dia do Orgulho: entenda o significado de cada uma das letras da sigla LGBTQIAPN+
Apesar da sigla fazer parte da rotina da sociedade, muitas pessoas não conhecem o que cada palavra da sigla significa e a sua representatividade para a população
Celebrado nesta quarta-feira (28), o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIAPN+ traz o debate da importância do combate ao preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, queers, pessoas intersexo, assexuais, pansexuais, não-binários, entre outras orientações sexuais e identidades de gênero, além da conscientização da população no que diz respeito à igualdade. Apesar da sigla LGBTQIAPN+ fazer parte da rotina da sociedade, muitas pessoas não conhecem o que cada palavra da sigla significa e a sua representatividade para a população.
VEJA MAIS
O coordenador executivo do Grupo LGBTI+, Victor Amoras, explica que dentro da sigla LGBTQIAPN+ existem várias populações, cada uma com sua especificidade. “Nós somos várias populações que, diante de uma pauta em comum, se viram na necessidade de se juntar para ganhar força, a fim de conseguir os seus direitos e, agora, avançar nesses direitos”, disse Victor.
Entenda o que cada letra da sigla LGBTQIAPN+ representa:
Lésbica
A palavra lésbica vem do latim lesbiu. É um termo que pode ser definido como aquele que designa pessoas do gênero feminino que sentem atração sexual e/ou afetiva por pessoas que também são do gênero feminino.
Gay
O termo remete, de forma geral, às pessoas que sentem atração sexual ou afetiva por pessoas do mesmo gênero. No Brasil, o termo é usado para definir pessoas do gênero masculino que se relacionam sexual e afetivamente com pessoas também do gênero masculino.
Bissexual
A bissexualidade se refere a uma pessoa que se relaciona sexualmente, afetivamente e emocionalmente com pessoas do gênero feminino e masculino. As pessoas bissexuais também são comumente chamadas de “bi”.
Transgênero (Travestis e Transsexuais)
É a pessoa que assume uma identidade oposta àquela atribuída socialmente de acordo com o órgão sexual que nasceu para definir seu gênero. Ou seja: são pessoas que se sentem pertencentes ao gênero oposto ao atribuído no nascimento.
Queer
A comunidade LGBTQIAPN+ adotou o termo como uma forma de representar aqueles que não se enquadram nos padrões heterocisnormativos, que impõem a heterossexualidade e a cisgeneridade como norma.
Intersexual
Termo usado para se referir a pessoas que nasceram com características biológicas que englobam tanto o gênero feminino quanto masculino. Estas características podem estar presentes em alterações hormonais e também nas genitálias.
Assexual
São aquelas pessoas que não possuem atração sexual por outras, independente do seu gênero. É um termo ainda em construção e que abriga um espectro grande, pois não necessariamente todas as pessoas não possuem atração sexual.
Pansexual
Diferente da bissexualidade, que se encontra dentro do binarismo de gênero (homem/mulher), a pessoa pansexual tem atração sexual ou romântica por todas as identidades de gênero, inclusive as que não pertencem ao campo convencional do masculino ou feminino.
Não-binário
Representa as pessoas que sentem que seu gênero está além ou entre a convencionalidade de homem ou mulher e pode defini-lo com outro nome e de maneira totalmente diferente, englobando um espectro maior que o da transgeneridade.
+ (“mais”)
O "+" serve para abranger a pluralidade de orientações sexuais e as variações de gênero. Vale lembrar que, apesar de LGBTQIAPN+ ser a versão mais atual da sigla, ela pode sofrer modificações a qualquer momento à medida que os estudos de gênero e sexualidade se aprofundam cada vez mais.
(Gabriel Pires, estagiário sob a supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades)