Dia de Santo Antônio: veja como será a programação em homenagem ao ‘santo casamenteiro’ em Belém

Na Grande Belém, haverá celebrações, nos bairro da Batista campos, Campina, Guamá, Coqueiro (Ananindeua) e em São Brás

Gabriel Pires
fonte

Os católicos celebram, na quinta-feira (13), o dia de Santo Antônio, padroeiro dos pobres, do matrimônio e das noivas, com procissões em homenagem ao santo casamenteiro, que é tradição nos bairros da Batista Campos e Guamá, na capital paraense. Ainda em comemoração à data, também haverá programação nas demais igrejas da Grande Belém que são dedicadas ao santo, como no bairro da Campina, Coqueiro (Ananindeua) e em São Brás, na Paróquia São Francisco de Assis. 

VEJA MAIS

image Festividade de Santo Antônio de Lisboa: celebrações começam nesta sexta (31) em Belém
Com um calendário repleto de atividades, a festividade se estenderá por 13 dias

image Igreja dos Capuchinhos começa festividade de Santo Antônio nesta sexta (31), em Belém; saiba mais
Durante os treze dias da Festividade haverá missas, atrações culturais, venda de comidas típicas e mais

image Arraial da Casa do Pão de Santo Antônio arrecada recursos para idosos nesta quarta feira, em Belém
Homenagem ao primeiro santo junino vai até dia 13 de junho, dia do santo

Na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, na Batista Campos, a quinta-feira, dia do padroeiro, será marcada pela procissão em louvor ao santo. A saída do cortejo será após a missa das 17h, partindo da Capela, na rua dos Tamoios, com direção à Igreja matriz, na rua Fernando Guilhon. Ainda na quinta-feira (13), haverá missa às 6h30, 12h, 17h e 19h. A festividade começou no dia 1° de junho e segue até o dia 13 de junho. 

Outro momento marcante da festividade será na quarta-feira (12) com a tradicional benção dos namorados nas missas ao longo do dia. Recebendo o tema “Construir a civilização do amor e da solidariedade”, a festividade conta com missas diárias às 6h30, 12h, 17h e 19h, todas com a oração da trezena, e à noite há programação cultural e apresentações artísticas.

Na capital

Com o tema “Seguindo o exemplo de Santo Antônio e cultivando a amizade social”, Santo Antônio também é celebrado na Paróquia São Francisco de Assis (Capuchinhos), no Guamá. No dia do santo (13), último dia dos festejos na igreja, haverá missa às 7h, 12h e às 18h30, seguida de procissão. A programação diária segue, respectivamente, de segunda a sexta com trezena e santa missa às 7h, 11h15 e 18h, além de atrações culturais.

Também no bairro do Guamá, na Paróquia de Santo Antônio do Tucunduba, a programação será até o dia 16 de junho, com o tema: “Com Santo Antônio em oração vivendo a amizade com Cristo”. A programação inclui trezenas e missas todos os dias, às 19h. E, no dia 13, as celebrações litúrgicas serão às 05h30, 12h e 19h. Já na Capela Santo Antônio – Centro de Evangelização, na Campina, a festividade iniciou dia 1º e segue até o dia 13. No dia de Santo Antônio, haverá missa às 12h e 19h, ambas seguidas de quermesse.

Pão de Santo Antônio

Organizada pela Instituição da Pia União do Pão de Santo Antônio, no bairro do Guamá, celebrações também rendem louvor ao padroeiro. Até o dia 12 de junho, o período da Trezena - que iniciou no dia 31 de maio -, serão realizadas orações e missas sempre às 8h30, na capela do Pão de Santo Antônio. Já no dia 13 de junho, dia específico dedicado ao santo, ocorre uma procissão, a partir das 8h, que percorre a Casa de Santo Antônio, saindo pela rua Paes de Souza e, depois, entra na capela, onde é celebrada uma missa, ministrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Ananindeua

Em Ananindeua, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Coqueiro, a festividade também iniciou no dia 1º de junho e segue até o dia 13 com o tema “Com Santo Antônio de Pádua, na palavra e na oração, somos todos irmãos”.  A programação conta com trezena às 18h30, seguida de Santa Missa. Na segunda-feira (13), haverá missa às 6h30 e às 19h. Durante os festejos do “santo casamenteiro”, os fiéis também contam com arraial, venda de comidas típicas e programação cultural.

História de Santo Antônio

O padroeiro nasceu em Lisboa (Portugal), em 1191 e morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua (Itália). Por isso, é chamado Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua, um dos santos mais populares da Igreja. Era conhecido por sua ótima retórica, o que o tornou um exímio pregador contra os hereges de sua época. Foi canonizado em apenas 11 meses depois de sua morte, a canonização mais rápida da história, devido sua fama de santidade já ser grande quando ainda em vida.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM