Dia de Santo Antônio: divindade é festejada como Exu e Ogum Xoroquê nos terreiros
Enquanto no cristianismo, as simpatias são ligadas ao amor, na fé afrorreligiosa, o dia é de pedir por trabalho, saúde e abertura de caminhos
“Santo Antônio de batalha, faz de mim batalhador. Corre e gira, Santo Antônio, Tranca Rua e Marabô”. Os versos do ponto cantado em religiões de matriz africana mostram que o Dia de Santo Antônio não é festejado só na Igreja Católica. Em algumas tradições do candomblé e da umbanda, 13 de junho é dia de festejar os Orixás Exu e Ogum Xoroquê, divindades consideradas Senhores dos Caminhos. Enquanto no cristianismo, as simpatias são ligadas ao amor, na fé afrorreligiosa, o dia é de pedir por trabalho, saúde e abertura de caminhos.
O Pai Lucas Irain, sacerdote do Teucy Ilê Ase Oyá Egunitá Mansu Manso Bando Keke Bisneta, terreiro localizado no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, na Grande Belém, explica a tradição de relacionar Santo Antônio a Exu e Ogum Xoroquê, iniciada pelos negros escravizados trazidos ao Brasil a partir do século 16.
“O sincretismo religioso veio com o objetivo de manter as tradições africanas vivas, então os escravos buscavam a história do santo católico e as aproximavam das características do Orixá. E Santo Antônio, na tradição cristã, é um peregrino, ele anda por tudo quanto é lugar, da mesma forma que Exu é o Senhor dos Caminhos, assim como Ogum Xoroquê. Ou seja, quando Ogum está do lado de Exu, significa que os dois irmãos estão trabalhando juntos. Por este motivo, os dois Orixás são sincretizados com Santo Antônio”, diz a liderança.
Para os afrorreligiosos, esta terça-feira é dia de festa. O Teucy realiza mais uma edição da Festa de Santo Antônio no Caminho de Ogum, celebração a Ogum Xoroquê que ocorre há 76 anos em Ananindeua. Já no Abassá Afro Brasileiro Hia Ixi Kavungo, terreiro de candomblé angola, no bairro do Reduto, em Belém, a festa é para os Guardiões da Casa, Exu Caveira e a Pombogira Sete Saias.
“Nossos festejos para os Exus acontecem no Dia de Santo Antônio. Neste dia, realizamos oferenda e nossa festa em agradecimento aos Exus da Casa. É Exu que abre os caminhos, é Ele que nos leva ao trabalho, para conquistar dinheiro e também é curador. Inclusive, em vida, Exu Caveira era um médico”, conta o Pai Sérgio Kavungo.
Quem é Ogum Xoroquê?
De acordo com o Pai Lucas Irain, Ogum é o Orixá da tecnologia e da guerra, o guerreiro da paz, o lado da batalha que luta pelo bem e sem perder soldados. A divindade é relacionada aos elementos ferro, metal e aço. Xoroque é a qualidade de Ogum, de quando o elemento ferro se transforma ao entrar em contato com o fogo.
“Seus filhos, na grande maioria das vezes, trazem características de pessoas ímpares, um líder nato, alegre, leal, amigo e trabalhador. Já o que podemos chamar de ‘lado negativo’, seria a prevalência da ira, acompanhada da impulsividade, principalmente diante de injustiças. Ser filho desse Orixá pode ser considerado uma honra, pois eles trazem a missão de proteger os inocentes e ser um exemplo a se seguir”, explica o sacerdote.
Quem é Exu?
Ainda segundo o religioso, Exu é um Orixá, uma energia, que representa o movimento. “O primeiro passo, o primeiro pensamento, a comunicação, essa racionalização humana que nos impulsiona a tomar as decisões. Agora, as decisões positivas e negativas vêm da gente, do nosso livre arbítrio. Mas, o que nos faz pensar, o que nos motiva, o que nos impulsiona, isso é Exu. É complexo”, destaca Pai Lucas.
Serviço
Ananindeua
Festa de Santo Antônio no Caminho de Ogum
Rua Pai Ayrton Soeiro, nº 86 - Coqueiro (Ananindeua)
Horário: a partir das 20h
Belém
Festa de Exu Caveira e Pombogira Sete Saias
Rua Gaspar Vianna, nº 1158 - Reduto
Horário: a partir das 18h
Ambas as programações são abertas ao público.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA