Cosanpa vai trocar hidrômetros em mais de 20 bairros de Belém
Para a troca será avaliado o tempo de uso do equipamento, condições de conservação, capacidade de aferição, tamanho do imóvel e outros
Começou nesta segunda-feira (22) a substituição, de forma gratuita, dos hidrômetros de 27 bairros de Belém, por meio do trabalho da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Os hidrômetros serão substituídos de graça e o trabalho amplia a capacidade de detecção de vazamentos na rede e o planejamento para execução de serviços de melhoria.
A troca é para oferecer aos clientes ferramentas mais eficientes para a medição do consumo, detecção de perdas causadas por vazamentos no imóvel, além da sensibilização quanto ao uso sustentável da água.
VEJA MAIS
"Tempo de uso do equipamento, condições de conservação, capacidade de aferição, tamanho do imóvel e outros", são os critérios de troca, conforme explica a engenheira sanitarista Tatiana Costa, da Cosanpa.
A partir destes critérios técnicos, a Cosanpa preparou um planejamento para substituição de aproximadamente 30 mil hidrômetros em residências localizadas nos bairros Cidade Velha, Campina, Reduto, Nazaré, Jurunas, Batista Campos, Umarizal, Guamá, Cremação, Condor, Pedreira, Fátima, Marco, São Brás, Canudos, Terra Firme, Universitário, Souza, Curió-Utinga, Telégrafo, Sacramenta, Miramar, Barreiro, Maracangalha, Val de Cães, Marambaia e Castanheira.
Sobre o hidrômetro
O hidrômetro é o equipamento responsável por medir com precisão o volume de água consumida dentro de um imóvel. Ele é acionado sempre que saídas de água como torneira, chuveiro ou descarga são ativadas, ou quando o imóvel apresenta vazamentos na encanação.
Além do controle de perdas, o hidrômetro também tem uma importância social para a economia doméstica e o mapeamento de hábitos da população, que são utilizados para campanhas de conscientização e projetação de investimentos no sistema de abastecimento.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA