Confira os cuidados na hora de escolher e instalar enfeites de natal
A menos de dez dias para o Natal, prédios comerciais, residências e espaços públicos não passam mais despercebidos graças a quantidade de enfeites e artigos luminosos que compõem a decoração natalina. Mas, o alerta deve continuar: é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher e instalar esses adornos, sobretudo os luminosos, que, em alguns casos, podem representar perigo e até mesmo desperdício no consumo de energia elétrica.
A Equatorial Energia Pará recomenda que a primeira atitude a ser tomada para evitar qualquer transtorno é chamar um profissional habilitado para fazer a revisão das instalações elétricas internas, pois o sistema desses locais pode já estar em situação de sobrecarga.
O executivo da área de Segurança da Equatorial Energia Pará, Alex Fernandes, explica que em relação aos enfeites, artigos como cordões luminosos, mangueiras, pisca-piscas e os demais objetos decorativos devem ser de procedência e qualidade certificadas pelo selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Vale lembrar que a utilização de ‘benjamins’ para interligar vários equipamentos, pode resultar em um significativo aumento de consumo e também em acidentes devido aos possíveis curtos-circuitos”, por isso deve ser evitado”, reforça.
Confira outros cuidados que são essenciais:
- As ligações de enfeites devem ficar longe do alcance de crianças e de ornamentações como cortinas, tapetes ou móveis de MDF.
- Artigos decorativos não devem ser instalados próximos aos postes ou fios da rede elétrica.
- Em ambientes externos deve-se atentar para cercas, grades ou qualquer parte metálica.
- Na hora da reutilização dos enfeites, é importante conferir a integridade dos fios de energia.
- Emendas e conexões malfeitas devem ser evitadas ao máximo, pois os fios não devem ter suas capas protetoras rompidas ou conexões e emendas com folga.
- Não deixe os fios no chão, onde há circulação de pessoas, veículos e animais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA