Moradores usam criatividade e fazem decoração natalina sustentável
E, assim, eles também preservam o meio ambiente
Moradores estão adotando iniciativas simples para decorar algumas áreas de Belém para o Natal. São ações que têm baixo custo e, principalmente, contribuem para melhorar o meio ambiente na capital. Na travessa 14 de Março com a rua Caripunas, no bairro da Cremação, uma árvore de Natal foi construída com CDs. Ao lado, um boneco de neve feito com pneus brancos. A decoração, simples, suaviza o cenário e contrasta com o mato e a sujeira no entorno do canal que cruza aquela região. "Aqui, é a rua do alagamento", comentou um morador. Também naquela região, mas na rua Pariquis com a travessa 14 de Março, há outra árvore feita com CDs. E, ao lado, pneus com plantas dentro. E, nesses locais, há placas pedindo às pessoas que não joguem lixo no local. Essas iniciativas são importantes porque essas áreas sempre foram usadas para o descarte clandestino de entulho. Esses materiais são arrastados para dentro dos canais, prejudicando o escoamento das águas e contribuindo, também, para a ocorrência de alagamentos.
Na rua do Utinga, que dá acesso às avenidas Almirante Barroso e João Paulo II, no bairro Curió-Utinga, uma árvore foi enfeitada com garrafas pet, pintadas de branco e vermelho. E, em frente a uma unidade do Exército que fica naquele perímetro, há uma árvore de Natal, colocada ali em parceria com essa instituição militar. A árvore tem três metros e, para a sua produção, foram usadas 580 garrafas pet. "É gratificante colaborar com o meio ambiente", disse Ruth Vaz. Ela criou o projeto chamado "Frutos do Amanhã", que usa materiais recicláveis para gerar renda para a comunidade do Curió-Utinga.
Na manhã desta segunda-feira (16), a artesã Nilda Rodrigues confeccionava as garrafas pet usadas na decoração da rua do Utinga. Ela começou a fazer parte daquele projeto há três meses. E a decoração, na rua, foi iniciada no começo deste mês. Nilda disse que recolhe as garrafas na rua. Depois, lava e tira as tampas dessas garrafas. O lacre das garrafas, aliás, é usado para fazer outro tipo de ornamentação. Ela usa uma pistola de ar para pintar as garrafas pet. "Tudo bem artesanal", contou Nilda, que faz essa produção em sua casa. A reportagem a encontrou produzindo estrelas para serem usadas na decoração. Em cada estrela são usadas 12 garrafas pet.
Ruth Vaz contou que o projeto "Frutos do Amanhã" surgiu há dez anos, por causa da violência contra adolescentes e jovens no Curió-Utinga. "As crianças sendo mortas no nosso bairro. E criou dentro de mim de fazer alguma coisa por elas. E criamos o trabalho da reciclagem, capacitando crianças", contou. Atualmente, o projeto, que sobrevive com muita dificuldade, capacita jovens e mulheres. "Hoje, temos 20 mulheres que são capacitadas e são multiplicadoras", disse Ruth. O projeto consiste na realização de oficinas temáticas. Nesta época do ano, por exemplo, o tema é a decoração para o Natal. No dia 19 agora (quinta-feira), às 19 horas, haverá uma programação com cantada de Natal, com crianças da comunidade. Será em uma praça perto do Parque do Utinga, na avenida João Paulo II, onde também há uma dessas árvores feitas com material reciclável. "Teremos 50 corais de crianças", informou Ruth.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA