Com doze horas de chuva, Belém registra maior volume do mês de janeiro

A chuva de ontem totalizou 36.0 mm, que corresponde a 36 litros de água por metro quadrado, ou seja, foi o maior volume do mês de janeiro deste ano, informou José Raimundo Abreu de Sousa, coordenador do Inmet

Fabyo Cruz / O Liberal
fonte

As chuvas que caíram sob a capital na noite da última segunda-feira (10) e entraram pela madrugada desta terça-feira (11), renderam vários comentários nas redes sociais. Raios e trovões puderam ser percebidos em alguns pontos da cidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)/2º Distrito de Meteorologia de Belém informou que as descargas elétricas são características do mês de janeiro.

No chamado Inverno Amazônico, as chuvas tornam-se mais intensas na região Norte, sobretudo durante o período entre dezembro e maio. Em Belém, o clima ameno ou “de montanha”, como dizem os usuários nas redes sociais, refrescam a temperatura e possibilitam uma boa noite de sono para os moradores da capital. Para quem está na rua nessas horas a história é outra, podendo ser um pouco prejudicial a quem está saindo e retornando aos seus lares.

VEJA MAIS

image Para evitar acidentes elétricos em áreas de enchente, Equatorial faz desligamentos em Marabá
Procedimento de segurança já foi adotado nos bairros Vale do Itacaiunas, Filadélfia e na Folha 33

image Entenda porque o trânsito de Belém fica caótico quando chove
Confira dicas para trafegar com segurança quando a chuva forte começa na Grande Belém e como evitar acidentes graves

[[(standard.Article) Previsão de chuva nos próximos dias faz procura por sombrinhas e capas crescer no comércio de Belém]]

image Saiba como evitar acidentes com eletricidade durante as chuvas fortes no Pará
Cuidados com raios, queda de árvores e instalações elétricas devem ter total atenção durante as tempestades

image Nesta semana, chuvas vão prevalecer em praticamente todo o estado
Ao longo da semana terá breves momentos de sol, mas predominando nuvens carregadas que podem provocar chuvas em qualquer momento do dia.

image Chuvas em Marabá têm tendência de continuar ativas até meados de março
O nível do Rio Tocantins deve permanecer com o nível elevado até o dia 25 de janeiro, explica meteorologista

Chuva bateu recorde no ano

image Chuva entou pela madrugada desta terça-feira (11) (Igor Mota / O Liberal)

A chuva de ontem totalizou 36.0 mm, que corresponde a 36 litros de água por metro quadrado, ou seja, foi o maior volume do mês de janeiro deste ano, informou José Raimundo Abreu de Sousa, coordenador do Inmet. “Os primeiros registros de chuva na capital paraense foram captados a partir das 20h de ontem, com duração até por volta das 7h ou 8h desta terça-feira, de forma mais fraca, no começo da manhã. Foram aproximadamente doze horas de chuva”, afirmou o coordenador.

Conforme as informações divulgadas pelo Inmet, até ontem, o total de chuvas totalizavam 33.0 mm, nos últimos nove dias. Entretanto, os índices pluviométricos estão ainda abaixo da média, que para janeiro é esperada em 384 mm. “O período chuvoso começou e está predominantemente com muitas nuvens e baixas temperaturas, porém as nuvens não estão carregadas o suficiente para ter alto volume de chuvas”, diz José Raimundo Abreu de Sousa.

Em relação aos raios e trovões mencionados nas pelos internautas nas redes sociais, o coordenador do Inmet explicou que os fenômenos meteorológicos ocorreram devido às nuvens carregadas, as chamadas cumulonimbus - uma das maiores nuvens formadas nos padrões climáticos da terra, que se formaram na região Nordeste de Belém, e que se intensificou, associado a vórtice ciclônico de altos níveis junto a intensa convecção. Dessa forma, o VCAN (sigla) funciona como uma massa de ar seco para as áreas que estão mais próximas ao seu centro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM