Coleta de sangue em Belém tem novos horários, informa Hemopa
Fundação orienta pessoas potencialmente doadoras a contribuir com a coleta de sangue
Em virtude da redução do número de servidores afastados por causa do pico da pandemia das variantes da covid-19 e do vírus influenza, a Fundação Hemopa informa o novo horário de funcionamento para coleta de sangue em Belém. No caso, na sede do hemocentro, em Batista Campos, e na Unidade de Coleta Castanheira, de segunda-feira a sábado, será de 7h30 às 15h, a partir dia 29. Já na Unidade de Coleta do Pátio Belém, o funcionamento será das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira.
A gerente de Captação de Doadores do Hemocentro paraense, a assistente social Juciara Farias, apela para que as pessoas, potencialmente, doadoras de sangue não deixem de efetivar a coleta de sangue, regularmente. “Nossas unidades da capital e interior do Estado estão sempre prontas para receber o voluntariado com toda segurança sanitária disponível com oferta de álcool em gel, distanciamento entre as cadeiras. O uso de mascara é obrigatório”, destaca. Juciara observa que as doações de sangue podem ser viabilizadas por meio das chamadas Caravanas Solidárias, ou seja, famílias, amigos, vizinhos e colegas de trabalho podem se reunir e comparecer a uma unidade do Hemopa a fim de doar sangue a quem precisa.
A Fundação Hemopa orienta que instituições públicas, privadas e grupos de amigos interessados em firmar parceria para doação de sangue com o projeto “Caravana Solidária”, que oferece transporte para pequenos grupos de voluntários, podem entrar em contato com a instituição por meio do telefone: 32245048, de segunda a sábado de 8h às 15h.
Doadores
Para atuar como doador, a pessoa precisa somente atentar para alguns critérios básicos. São eles: estar muito bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar um responsável legal para autorizar a doação voluntária); pesar mais de 50kg; apresentar um documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. Carteiras de meia passagem e xerox de documento não são aceitas.
Covid-19
Quem teve covid-19 precisa esperar 10 dias após a cura para doar sangue. Mas, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos hemocentros.
Para quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus, a orientação é a de que deve esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação. "É importante lembrar também para quem recebeu a vacina contra a covid-19 que deve esperar 7 dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h", repassa o Hemopa.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA