Círio de Nazaré 2022: 'Recitação das ‘mil ave-marias' reúne fiéis em Belém
Evento faz parte de uma preparação espiritual para o retorno do Círio de Nazaré nas ruas da capital paraense
O Círio de Nazaré está de volta em sua plenitude e com ele, começam os preparativos para uma das maiores festas religiosas do Brasil. Durante o sábado (20), a Diretoria do Círio promoveu a recitação das Mil Ave-Marias com o intuito de intensificar o momento de espiritualidade e intenções para a realização do grande evento. A recitação teve início em 2015 e conta com uma média de 200 pessoas participando, entre comunidades católicas, devotos e todos aqueles que queiram rezar por intenções pessoais.
Segundo o diretor de evangelização do Círio de Nazaré, Jorge Xerfan, “esse é um ano de muita expectativa para o retorno triunfal do Círio de Nazaré, então a diretoria da festa, as autoridades, todos tem se empenhado para que essa volta aconteça da forma mais segura possível, dentro da mais absoluta normalidade. Considerando que o evento vai acontecer em sua plenitude. Inclusive, esperamos neste ano um público de 20% a mais do que os anos anteriores, por conta da paralisação durante a pandemia. A gente observa nas paroquias, a sede dos fiéis em vivenciar novamente esse momento. A expectativa é muito grande, tudo o que ouvimos e conversamos, há uma emoção diferente e por conta de tudo isso, a gente precisa fazer uma preparação espiritual intensa e eficaz, para que toda essa expectativa seja transformada em bênçãos, graças e que a gente possa viver um Círio de Nazaré evangelizador e espiritualizado”, explicou.
A recitação com um terço sendo que, em vez de dez a dez Ave-Marias, é feito de 50 a 50 vezes com rodízio entre casais, a Guarda de Nazaré e as pessoas que foram convidadas a participar do evento. Ainda segundo Xerfan, “hoje vivemos um momento forte de oração em que colocamos como intenção principal, o Círio de Nazaré como um todo. Falamos nas pessoas que vão vir de fora de Belém, nos romeiros, nos promesseiros, em quem trabalhava para que essa festa possa acontecer. Nós temos a quadra nazarena, o arraial, o Círio Musical. Pedimos a Deus que afaste qualquer barreira e que possamos ter um evento maravilhoso”, concluiu.
Para dona Madalena Rebello, fiel e apaixonada pela festa cristã, o momento é de muita emoção. “Eu vivi esse momento antes da pandemia, aqui mesmo nessa igreja e hoje estou tendo a oportunidade de retornar. Eu gosto muito, eu ganhei esse terço e por onde eu vou, eu levo. Eu sempre me emociono quando falo de Círio de Nazaré, a fé é o que nos move. Minha família toda vive esse momento. Meu filho, que está morando fora, já disse que vai vir e faz questão de ir na corda todos os anos. Precisamos da fé, foi muito difícil o momento que passamos paralisados mas hoje temos a oportunidade de voltar e ter a benção de Nossa Senhora para tudo. Que ela atenda a todos os nossos pedidos e que seja um Círio maravilhoso para todos nós”, destacou.
Lançamento do Livro das Peregrinações
Vale destacar ainda nesse momento de espiritualidade as vésperas do Círio, que neste ano os encontros de peregrinação rumo ao evento 50 anos. No próximo dia 28 de agosto, as pessoas que se disponibilizam para trabalhar como dirigentes de peregrinações vão receber a formação necessária para ministrar os encontros realizados em várias residências e empresas de Belém. Será uma “Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação”, na sede campestre da Assembléia Paraense, a partir das 8h30. A formação será ministrada pelo padre João Paulo Dantas, orientador e revisor do livro das peregrinações, com missa de encerramento presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Durante o encontro, o grupo, estimado em duas mil pessoas, será auxiliado sobre como usar o Livro das Peregrinações, quais as comunidades receberão a visita de imagens da Santa, além de serem explicados os temas de cada encontro. Todos conhecerão passo a passo a fundamentação para os nove encontros que formam o ciclo de peregrinações das imagens.
Agende-se
“Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação”
Data: 28/08
Horário: 8h30
Local: sede campestre da Assembleia Paraense (Almirante Barroso)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA