Círio 2023: Procissão da Festa levou cerca de 5 mil fiéis pelas ruas de Belém em caminhada de fé
A penúltima Romaria Nazarena serviu como um momento de homenagem da Diretoria da Festa e as comunidades católicas para Nossa Senhora
O bairro do Umarizal testemunhou na manhã deste segundo domingo após o Círio, 22, um espetáculo de devoção à Nossa Senhora de Nazaré com o início da Procissão da Festa, a penúltima Romaria Nazarena e a terceira mais antiga da festividade. Este evento, organizado pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), representa um momento especial em que a comunidade católica se reúne com os profissionais que ajudaram realizar as procissões para homenagear a Padroeira do Pará e expressar gratidão pelas graças alcançadas. A expectativa da DFN era de que cerca de 5 mil fiéis participassem da caminhada.
VEJA MAIS
A procissão iniciou às 8h com saída da Comunidade Santo Antônio Zaccaria, localizada na Rua Boaventura da Silva, e foi precedida por uma missa celebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém. Com as bençãos religiosas, o público se preparou para seguir pela Travessa 9 de Janeiro, Antônio Barreto, Avenida Alcindo Cacela, Avenida Gov. José Malcher, Generalíssimo Deodoro, Avenida Nazaré e finalmente chegando à Praça Santuário, com quase uma hora e meio de romaria.
O ponto focal da procissão foi a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida no carro Berlinda, cuja decoração esplêndida foi criada por Vando Nascimento. Durante o trajeto, a imagem fez paradas estratégicas para receber também homenagens calorosas da vizinhança e paróquias, tornando a caminhada ainda mais significativa para os participantes.
Mário Tuma Jr, Diretor de Procissões da Diretoria do Círio, afirmou que a procissão representou um momento de afetividade entre os envolvidos na festividade e as comunidades. Para ele, há muito mais que agradecer do que pedir.
"Essa romaria de hoje é a mais familiar de todas, uma romaria a qual agraciamos todas as pessoas, todas as paróquias, membros de paróquias para fazer uma caminhada conosco, uma caminhada tranquila e festiva, todos os que se empenharam no Círio, os órgãos de segurança, hoje é uma forma de agradecimento”, declarou.
A multidão de fiéis estava repleta de histórias e testemunhos de devoção. Uma delas é da arquiteta Ana Carolina Pena, 42 anos. Ela começou participar mais efetividade das romarias do Círio de Nazaré após o marido e enteado se tornara, respectivamente, Guarda de Nossa Senhora e Guarda Mirim da Santa.
“Toda romaria é emocionante e importante para a gente, que nós fazemos parte dessa comunidade o ano inteiro e dia a dia, semana após semana. Esta Quinzena Mariana é muito importante para a gente, é uma emoção muito grande. Estamos finalizando esta quinzena do Círio, amanhã é a última procissão, então, a gente com o dever cumprido de mais um ano, mais um Círio, vamos finalizar e começar um novo Círio", disse a arquiteta.
Flávia Meireles, 47 anos, pedagoga, emocionada e cheia de gratidão, acompanhou a procissão carregando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré como forma de pagar promessa pela aprovação da sobrinha no vestibular deste ano.
"Estou acompanhando todos os eventos do Círio com essa imagem e quando chegar amanhã, no Recírio, eu vou doar ela para a primeira pessoa que estiver perto de mim. Meu propósito é pagar promessa por uma graça alcançada pelo vestibular da minha sobrinha esse ano. Eu já fiz a mesma promessa para outras pessoas. Sinto uma gratidão, todas as procissões que participei coloquei muitas energias positivas para a pessoa que vai receber, a pessoa que vai receber que ela tenha muitas graças alcançadas e seja muito abençoada como eu sou há quase 7 anos que realizo essa promessa”, contou à reportagem.
História
Não se sabe precisamente quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas em 1881 já se tem registros históricos, 24 anos antes dos Barnabitas assumirem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em 1905. Era realizada à tarde, até que uma chuvarada em 1953 fez com que passasse a ser realizada pela manhã, o que aconteceu em 1954. Em 2000, no dia 22 de outubro, a procissão coincidiu com o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico, Arcebispo Metropolitano de Belém na época. Por esse motivo, a Procissão saiu da Praça Santuário para a Catedral, onde foi celebrada uma missa solene no tablado armado em frente à Igreja. Em 2001, a romaria passou por todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré, em um percurso total de 4,3 km.
.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA