Círio 2022: Romaria da Juventude retorna e leva ‘carisma e fé’ às ruas de Belém
A procissão está de volta aos moldes tradicionais após dois anos de pandemia. Neste ano, a saída da berlinda ocorreu na Paróquia São José de Queluz, no bairro de Canudos
Considerada como uma das procissões mais animadas da festividade do Círio de Nazaré, a Romaria da Juventude conseguiu reunir cerca de 35 mil jovens, que trouxeram toda a alegria e jovialidade na condução da Imagem Peregrina por sete ruas de Belém, na tarde de sábado, 15.
VEJA MAIS
Essa procissão é uma das duas oficiais que todos os anos têm um percurso diferente. Neste ano, a romaria saiu da Paróquia São José de Queluz, na Avenida Cipriano Santos, no bairro de Canudos e chegou à Praça Santuário - o destino final - por volta das 19h, após quase três horas de romaria e 5 km percorridos.
Assista ao vídeo:
O cortejo religioso foi marcado por uma mar de devoção e chuva de papéis picados, além de um reencontro dos jovens com Nossa Senhora, após dois anos de pandemia - onde a celebração não pode ser feita. Antes da berlinda sair oficialmente da Paróquia São José de Queluz, nos arredores da igreja já encontravam-se lotados de devotos e grupos católicos que estavam animados para a procissão. A missa que antecedeu a Romaria de Juventude foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro.
A estudante Ana Clara Goyssoto, de 15 anos, acompanhou pela primeira vez a romaria neste ano. Ela, que estava com a madrinha Rose Miranda - que há anos acompanha a procissão - , não participou da Santa Missa, mas afirmou que estava com uma expectativa muito alta para ir junto ao lado da berlinda.
“Sempre escutei dizer que era muito divertido e tinham muitos jovens. Venha agradecer minha saúde, meus estudos, pois tudo gira em torno de Nossa Senhora de Nazaré”, disse Ana Clara.
Já o autônomo Geraldo dos Santos costuma vir todos os anos acompanhar a Romaria da Juventude. Para ele, o mais encantador é ver de perto a “fé e o carisma" de muitos jovens que sonham em seguir os passos de Nossa Senhora. Durante a procissão, Geraldo disse que não pretendia pagar nenhuma promessa, pois todas foram feitas durante o Círio, no domingo passado. O rapaz foi andando do bairro Águas Lindas até a Basílica Santuário.
Viver a Romaria da Juventude
A procissão percorreu sete ruas de Belém e para animar os jovens que participam da romaria, um trio elétrico com uma banda que tocavam músicas católicas e louvavam Nossa Senhora de Nazaré foi locado para “guiar” o percurso até o destino final. Nem o calor das 16h da tarde conseguiu desanimá-los, famílias, adolescentes e crianças vibraram muito e foram os responsáveis por fazer a romaria tornar-se ainda mais bonita de se ver e viver.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando a cadeirante Luzia Barbosa Fração foi suspendida para chegar mais perto da Imagem Peregrina, durante a passagem da Santa na Conselheiro Furtado. A jovem não conseguiu conter a emoção e exalava uma alegria contagiante: “Pelos milagres que Ela fez na minha vida. O milagre de eu estar viva até hoje. Meu coração está muito feliz. É inexplicável a felicidade e o amor que estou sentindo”.
Homenagens
Este ano a Berlinda foi enfeitada com flores de vários tons de rosa e a decoração foi feita por Simone Cosme. Além de receber agradecimentos dentro da própria romaria - com orações e músicas que exaltavam o amor por Nossa Senhora -, Ela também recebeu homenagens de moradores dos bairros onde a berlinda passou. Neste ano, a Imagem Peregrina não conseguiu descolar-se para a rua da dona Ana Couto, de 70 anos, mas a aposentada deu um jeito de agradecer as bênçãos dadas pela Rainha da Amazônia.
Na esquina da Travessa 14 de Março, dona Ana montou um mini altar com uma berlinda - enfeitada à mãos pela senhora - recheada de flores rosas e amarelas. Ela afirmou que não podia deixar de estar pertinho da Santa.
“Tudo para a Nazinha é gratificante. Já recebi muitas graças. Uma delas é a minha filha que passou quatro meses na UTI e estava designada. Hoje, ela não tem fígado e nem estômago, mas está bem, foi salva. É a prova que a fé. Minha filha acompanhou a procissão de mais cedo em gratidão”, afirmou a aposentada.
Retomada
O diretor coordenador da Festa de Nazaré, Antônio Salame, disse que é uma “grande felicidade” poder retomar a Romaria da Juventude após dois anos de pandemia. “A gente vê essa juventude pulando não somente no carnaval, mas louvando a Deus e Nossa Senhora. Estamos rezando para que essa juventude se afaste das drogas, e se aproxime mais de Deus. Que Nossa Senhora mostre suas virtudes a eles”, declarou.
Os sinos da Basílica anunciaram a chegada triunfante da berlinda que acompanhou a romaria. Por volta das 19h, a Imagem Peregrina "desembarcou" na Praça Santuário, em Nazaré, e foi recebida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. A procissão terminou com uma Santa Missa celebrada dentro da igreja pelo dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, bispo coadjutor de Bragança.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA