Círio 2022: casal levará filha vestida de anjo para a Romaria das Crianças, neste domingo (16)
Os pais vão agradecer Nossa Senhora de Nazaré pela saúde da criança, que tem nove meses de idade
O casal Diana Cyrus e Pablo Cordeiro levará a filha, vestida de anjo, para acompanhar o Círio das Crianças, neste domingo (16), em Belém. É uma forma de agradecer à Nossa Senhora de Nazaré por a criança, que se chama Amali, ter nascido com saúde.
Na manhã de sexta-feira (14), o casal esteve na Basílica Santuário de Nazaré. A 30ª edição da Romaria das Crianças deverá durar cerca de duas horas, reunindo centenas de famílias que saem pelo entorno da Basílica de Nossa Senhora homenageando a Mãe de Deus. A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) estima que o cortejo tenha a participação de 250 mil pessoas.
Diana é terapeuta ocupacional e tem 30 anos. Ela falou sobre a iniciativa de levar a filha para a Romaria das Crianças. “É uma tradição familiar mesmo, de acompanhar a Trasladação, o Círio”, contou. “Em outubro de 2020, conversamos (ela e o marido) sobre começar a tentar ter filhos. E, aí, eu pedi para que Nossa Senhora nos abençoasse. E que, se fosse do meu merecimento, e da vontade dela, que eu tivesse uma gestação saudável, tranquila, assim como o parto, a amamentação”, contou.
LEIA TAMBÉM:
Mãe comprou a roupinha de anjo e a avó da criança deu o laço
Diana disse que, “graças a Deus, tem sido assim até hoje”. Ela afirmou que não chegou a fazer uma promessa. “Foi um pedido que ela nos abençoasse. Agora a gente está aqui com ela, que tem nove meses, e a gente resolveu trazer ela pra começar realmente essa tradição que ela acompanha desde o início”, afirmou.
Diana comprou a roupinha de anjo. O laço foi dado pela avó, Mara Tavares, da criança. Diana disse que é muito grande a expectativa para o Círio das Crianças. “Quando criança, acompanhei só uma vez. Então realmente acompanhando assim, depois de bastante tempo, é a minha primeira vez, ainda mais agora com filha”, contou. “A expectativa é bem alta assim. Já combinei com outras amigas que são mães. A gente está bem ansiosa”, completou.
"Isso é muito importante para o crescimento espiritual dela", diz pai da criança
Pablo Cordeiro é agente de segurança e tem 34 anos. Ele contou que participou do Círio durante os 13 anos em que atuou na Cruz Vermelha. “Passei o período da pandemia sem ir. Senti falta. E, agora, estamos levando ela pela primeira vez, para entrar nesse ciclo. Um novo ciclo”, afirmou.
Pablo disse que a família dele não é católica. “Mas eu sempre fui voluntário da Cruz Vermelha. A minha mulher sempre foi católica e sempre participou. Cada um da sua forma. Eu participava ajudando e ela como devota”, contou.
“Acho que isso é muito importante para o crescimento dela, tanto pessoal quanto espiritual e até para aprender ser paraense, uma cultura nossa”, disse. Amali nasceu em Belém, onde o casal mora, no bairro do Reduto.
Primeira Romaria das Crianças ocorreu em outubro de 1990
Na edição deste ano da Romaria das Crianças, a caminhada sairá às 8 horas da Praça Santuário, logo após a celebração da missa, às 7 horas. São 3,7 km de percurso. A primeira Romaria das Crianças foi realizada em 21 de outubro de 1990, com cerca de 1.500 participantes.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA