Círio 2022: praticantes de religião de matriz africana fazem homenagem a Nossa Senhora de Nazaré
A homenagem ocorreu em Ananindeua, durante o traslado da imagem peregrina
Vestidos de branco, praticantes de religião de matriz africana fizeram uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, nesta sexta-feira (7), na BR-316, no município de Ananindeua. Lucas Iraim falou sobre essa homenagem. “A religião de matriz africana, para sobreviver em nosso país, houve a necessidade de sincretismo”, contou.
VEJA MAIS
Ele acrescentou: "A nossa casa de santo tem mais de 75 anos, residindo aqui em Ananindeua, por onde passa Nossa Senhora de Nazaré. Desde a época do meu bisavô, fundador da casa, ele presta essa homenagem à Nossa Senhora, por quem tinha essa devoção. E isso se perpetua agora na nova geração que comanda a casa, que é a orixá Mãe Iacira, que é a minha tia".
Lucas Iraim disse que essa postura sempre fez parte da cultura de religião africana no Brasil. "Que é ser grato aos santos católicos por carregarem a nossa resistência, por carregarem a religião de matriz africana no período da discriminação, do preconceito. Então, sabendo que todos os rios navegam até o único mar, que é o Deus pai, todo poderoso, criador de tudo, é a nossa forma de agradecer e louvar os santos católicos e os nossos orixás. Afinal de contas, Deus é um só pra gente", afirmou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA