Círio 2022: Guarda de Nazaré e Diretoria da Festa realizam treinamento para a grande procissão
Durante o treinamento, foi realizada a revisão das estruturas metálicas que formam as estações da corda
Na manhã deste domingo, 28, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e Diretoria da Festa realizam a revisão das estruturas das estações que sustentam a corda do Círio e também desenvolvem o treinamento da guarda para a retomada das procissões presenciais da festividade.
Há dois anos sem procissão, devido à pandemia, o momento é de preparar a equipe da Guarda de Nazaré para diferentes situações que possam ter que enfrentar em meio à esperada multidão, durante as romarias. É o que o coordenador da Guarda de Nazaré, Renato Neves, destaca da ação realizada hoje:
"A gente faz esse treinamento todos os anos, mas, por causa da pandemia, nos dois últimos anos, a gente não fez. Hoje, estamos retomando esse trabalho e a proposta é simular situações que a gente encontra nas procissões para que os guardas sejam preparados".
Guarda teve aumento de mais de 200 integrantes este ano
O serviço da Guarda é responsável pelo isolamento da berlinda, o isolamento, atrelamento e desatrelamento das estações da corda, entre outras atividades. "Principalmente o trabalho realizado na estação 1, que exige muito cuidado por ser a estação da berlinda, e é o ponto onde, a partir o atrelamento, inicia-se o Círio", destaca Renato.
Participam do treinamento as equipes Atrelamento, Núcleo da Cabeça da Corda, Estações 5, 4, 3, 2, e 1, Núcleo da Berlinda e Retaguarda da Berlinda. Ao todo, a equipe é formada por cerca de dois mil guardas, sendo 262 formados apenas este ano, que, na avaliação de Renato, estão ansiosos para ter a primeira experiência como guarda de Nossa Senhora.
VEJA MAIS
Além do Traslado e do Círio, no domingo, a festividade como um todo conta com 13 procissões, distribuídas ao londo dos 15 dias da quadra mariana, sendo uma delas estreante este ano: a procissão dos Carros de Promessas. "Nos anos anteriores nós fazíamos apenas o traslado dos carros para a CDP, sem a imagem peregrina, mas, este ano, virou procissão, então a gente vai fazer esse traslado com a presença da imagem".
A expectativa para a retomada das procissões do Círio é de aumento de público: "Com a ansiedade de dois anos sem Círio, a gente está esperando um aumento de 30% a 40% do número de participantes, de gente na rua, de fiéis que vêm para agradecer ou pedir alguma coisa", informa Renato.
Membros antigos e novos se unem em prol do trabalho
E para quem pretende se candidatar a Guarda de Nazaré para o Círios futuros, Renato orienta: "O curso de formação de guardas dura, geralmente, dois anos. Como a gente finalizou um curso agora, a previsão é que abram novas vagas só em 2024. Quando abrirem as inscrições, a gente divulga".
Renato acrescenta que o candidato também precisa ser apadrinhado por alguém que já faça parte da Guarda de Nazaré, por isso, a equipe se dispõe a receber candidatos a qualquer momento para fazer esse preparo espiritual mesmo antes da abertura de inscrições.
Um dos guardas mais antigos da equipe, o diácono Israel Martins, de 59 anos, realiza justamente este trabalho. Com uma experiência de 44 anos como Guarda de Nazaré, ele diz que a missão é orientar espiritualmente os novos servos:
"Eu tenho a função de orientação espiritual. Eu sou um dos seis diáconos que fazem esse trabalho. Eu busco trazer minha experiência para compartilhar com aqueles que estão entrando. A gente está aqui para ajudar a população e os romeiros para fazerem a procissão do modo mais tranquilo possível. É um trabalho por amor à Nossa Senhora e em cumprimento ao chamado de Jesus Cristo".
Para Eraldo Galvão, de 51 anos, estreante na Guarda de Nazaré, o treinamento está sendo um grande aprendizado: "A gente está aprendendo a fazer o atrelamento, a manter o isolamento para que as pessoas não passem para dentro das estações e tem todo um cuidado". Eraldo diz, ainda, que acredita ter recebio um chamado para servir como guarda, algo que ele já vinha tentando há muito tempo e conseguiu este ano.
O reitor da Basília de Nazaré, padre Assis, também participou do treinamento dando incentivo e bênção espiritual para todos, sobretudo os estreantes na Guarda: "A gente espera que todos estejam bem animados e com desejo de colaborar para que nós realizemos um dos Círios mais bonitos da história da nossa Arquidiocese".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA