Candidatos aproveitam feriado do Trabalhador para revisar conteúdos do 'Enem dos Concursos'
No Pará, mais de 118 mil pessoas irão realizar o exame no próximo domingo (05/05)
Muita gente aproveitou o feriado do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira (1º/05), para descansar ou curtir as opções de lazer na Grande Belém. Porém, para aqueles que estão em fase final de preparação para o Concurso Nacional Unificado, também chamado de “Enem dos Concursos”, a realidade foi outra. A quarta-feira foi de muito estudo e de ajustes finais para a prova, que será aplicada no próximo domingo (05/05).
VEJA MAIS
No Pará, mais de 118 mil pessoas irão participar do certame, que oferta vagas para 6.640 cargos de nível médio e superior em órgãos federais de todo país. Ao todo mais dois milhões de brasileiros confirmaram participação no exame, um deles é o representante comercial Antonio Carlos Siqueira, de 37 anos, que vai prestar concurso para a vaga de Auditor Fiscal do Trabalho no Bloco 1.
Antônio conta que já estuda para concursos públicos desde 2020. Segundo ele, mesmo com o feriado nacional, o ritmo de preparação não diminuiu
“Para concurseiro não existe feriado, sábado, domingo, etc. Este feriado foi de aula normal, de revisão, sempre focando nos últimos ajustes antes da prova”, afirma candidato ao 'Enem dos Concursos'.
O concurseiro cita ainda como funcionou a preparação às vésperas da prova. “A última semana sempre é a mais intensa, pois mistura com o conteúdo que estamos revisando com uma grande pitada de ansiedade”, comenta.
Preparação especial
Os cursinhos preparatórios para o concurso nacional também aproveitaram o feriado para oferecer uma programação especial para os alunos, com foco em manter os candidatos motivados até os momentos finais antes da prova.
Mesmo no dia voltado para o descanso e lazer dos trabalhadores, o foco em alcançar um bom resultado no próximo domingo atraiu centenas de participantes para as salas de aula, para não deixar nenhum detalhe escapar no grande dia de colocar em prática os conteúdos abordados durante os meses de treinamento.
Márcia Pessôa, coordenadora de um dos cursos mais populares de Belém, conta que na semana que antecede a aplicação da prova o ritmo está bem mais intenso. “Hoje, no feriado, é tudo normal. As aulas estão acontecendo normalmente pela manhã, tarde e noite. Eu costumo dizer que para quem faz concurso não faz diferença entre sábado, domingo, natal, ano novo e feriado. Todos os dias são para estudar e para focar na aprovação, que é o objetivo final”, afirma.
Especialista em preparação para concursos públicos, Márcia explica que a preparação dos candidatos começa antes mesmo da publicação do edital. “Quando o edital é publicado, nós já temos que estar em um período de revisão, tentando aparar as arestas, fazer um estudo mais direcionado, focado naquilo que veio diferente e nas maiores dificuldades de cada um”, pondera Márcia.
Sobre os momentos finais, a profissional dá uma dica aos candidatos. “O momento agora é de tentar controlar as emoções, e fazer aquelas últimas pinceladas: ver o que tá faltando e o que vale a pena ter uma revisão. Certamente o que tinha para ser aprendido, compreendido, já ficou lá atrás”, frisa.
Além das atividades no feriado, até o próximo sábado a expectativa é que os alunos participem ainda dos “aulões” nos cursinhos presenciais e online.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA