Campanha incentiva doação de sangue
Pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde são alguns dos requisitos para a doação
A Fundação Hemopa e o plano de saúde Hapvida realizaram uma campanha para doação de sangue nesta sexta-feira (22), com a unidade móvel na área externa do Hospital Layr Maia. Após um dia inteiro de ação, o resultado da campanha foi comemorado pela equipe. A meta era coletar 80 bolsas de sangue e no total foram coletadas 160 bolsas, o dobro do que foi previsto.
“Esta campanha faz parte do projeto ‘Captação hospitalar’, do Hemopa. Em parceria com o Sistema de Saúde Hapvida procuramos sensibilizar e conscientizar a todos sobre a importância da doação. A cada uma bolsa doada, quatro pessoas são salvas”, comentou a coordenadora da campanha, Nilvete Smith, acrescentando que a mobilização das empresas faz muita diferença para a captação. “Quanto mais parceiros se sensibilizarem para a causa, melhor para quem precisa de doação”.
A coordenadora também ressaltou que o trabalho de sensibilização feito pela equipe é fundamental para esclarecer dúvidas sobre a doação. “Muita gente desconhece os critérios básicos e após o nosso esclarecimento e sensibilização decidem doar. Temos registro de várias pessoas que doam pela primeira vez, porque viram a mobilização e decidiram parar e buscar mais informações”.
A biomédica Giovann Conor, 44, é doadora há mais de dez anos. “Sempre tive vontade de ser doadora, mas eu não tinha o peso mínimo exigido. Depois da gravidez, cheguei ao peso ideal e resolvi doar. Como trabalho com saúde, vejo a necessidade das pessoas e sei o quanto esse simples gesto faz muita diferença na vida das pessoas”, disse, ao final da doação.
“Doar sangue é fazer o bem de uma maneira diferente. A gente sabe que muitos precisam e é tão simples ajudar”, comentou a empresária Lurdes Pereira, 36, doadora há mais de 20 anos. “Estava passando por aqui e quando vi o ônibus do Hemopa resolvi parar. Se mais pessoas soubessem que salvar vidas é tão simples e tomassem essa decisão seria bem mais fácil a vida de quem precisa de sangue para viver”.
Além disso, vários exames estão sendo oferecidos gratuitamente à população como testes de glicemia, aferição de pressão arterial e índice de massa corpórea (IMC), com o apoio do curso de Enfermagem do Centro Educacional Tecnológico da Amazônia (CETAM).
QUEM PODE DOAR
Para fazer a doação de sangue é necessário apresentar documento de identidade, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e com saúde. Jovens a partir de 16 anos podem ser doadores, desde que estejam acompanhados dos pais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA