Bruno Pereira e Dom Philips: ambientalistas serão homenageados com mural em Belém

A obra será exposta nesta sexta-feira (29), nas paredes de um prédio na avenida Marquês de Herval com a travessa Vileta

Gabriel Pires
fonte

A morte do ambientalista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips, em 5 de junho no Vale do Javari, no Amazonas, ganhou repercussão nacional e internacionalmente. Em homenagem ao legado dos ativistas, nesta sexta-feira (29), um mural de 152 metros quadrados preencherá as paredes de um prédio na avenida Marquês de Herval com a travessa Vileta. A obra é de autoria do artista visual paraense And Santos.

Na intervenção artística, é representado o retrato de Bruno e Dom ao lado de imagens de indígenas e de araras amazônicas, que são apresentadas em cores. Por outro lado, Bruno e Dom aparecem em preto e branco. Para o artista, essa é uma forma de simbolizar que os artistas permanecem ao lado dos indígenas, ainda que de forma diferente. 

Outro elemento regional presente é uma fita, um elemento alegórico usado em manifestações religiosas típicas da Amazônia, como a festa do Divino e o bumba-meu-boi.
 
"Agora que os espíritos do Bruno e do Dom estão passeando na floresta e espalhados na gente, nossa força é muito maior", comentou a antropóloga Beatriz Matos, viúva de Bruno Pereira. 
 
A intervenção faz parte de um projeto nacional, sendo que cada capital ganhou uma produção artística. A obra de And Santtos faz parte do projeto Megafone e integra o crescente movimento de “artivismo”, nome dado às manifestações de arte que possuem uma essência marcada pelo ativismo social e político. 

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM