Belém vai receber barco movido a hidrogênio e galpões para cooperativas de reciclagem
Anúncio foi feito durante reunião entre os representantes da Itaipu Binacional e o prefeito da capital paraense, Igor Normando (MDB)
![fonte](/img/ic-fonte.png)
O primeiro barco movido a hidrogênio verde do Brasil será recebido em Belém, segundo anúncio feito durante reunião entre os representantes da Itaipu Binacional e o prefeito da capital paraense, Igor Normando (MDB), no Palácio Antônio Lemos, na última quinta-feira (6).
A embarcação, que será adquirida por meio de financiamento, usa hidrogênio produzido por um processo químico que separa o hidrogênio do oxigênio partir de energias solar e eólica.
VEJA MAIS
Segundo o secretário executivo da COP 30, André Godinho, o barco ecológico vai chegar em breve e poderá ser usado em serviços municipais de atendimento à população das ilhas. "Na coleta de resíduos das ilhas ou, talvez, como uma unidade móvel da Guarda Municipal para fiscalizar as ilhas", sugere o secretário entre as possibilidades para uso da embarcação.
Participaram da reunião o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Euler Sizo; o coordenador de convênios em Belém, Luiz Yoshio Suzuke; o coordenador da área de gestão de resíduos sólidos da Itaipu Parquetec, Paulo Henrique Squinzani; e o diretor de Tecnologias da Itaipu Binacional, Alexandre Gonçalves.
Ampliação e modernização de galpões
Outro tema abordado na reunião foi a parceria para as obras de construção, reconstrução, ampliação e modernização dos galpões de quatro cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Belém.
O objetivo é assegurar mais eficiência operacional ao sistema de reciclagem, dar mais dignidade aos trabalhadores, gerar renda e estimular a economia com responsabilidade socioambiental. "São projetos de impacto social muito grande”, reforçou André Godinho.
Atuação de catadores de recicláveis
Também foi discutido um grande pacote de investimentos que envolve a modernização da coleta seletiva e a construção de novos galpões para a Cooperativa de Materiais Recicláveis, marcando mais um passo na valorização do trabalho dos catadores e no cuidado com o meio ambiente.
Além disso, a finalização das obras do Departamento de Inovação e Bioeconomia, que já está sendo estruturado próximo ao Ver-o-Peso.
O diretor de Tecnologias, Alexandre Gonçalves, ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura de Belém, a Itaipu Parquetec e Fadespa nos projetos de voltados para a reciclagem.
"Foi uma reunião muito produtiva e importante sobre o projeto fantástico que vai ser voltado para a reciclagem e valorização não só do produto, como também dos recicladores", pontuou.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA