Belém recebe exposição sobre arquitetura do Japão
O objetivo da mostra é proporcionar uma “viagem” ao país, por meio de seus diferentes espaços construídos
A partir desta terça-feira (28), às 18h30, estará aberta, em Belém, a exposição itinerante “Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão”, na galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra (MAS). A mostra, que permanecerá em cartaz até 20 de dezembro, é composta de 80 obras, dentre fotos, textos e vídeos, relativas a arquitetura, projetos de construção civil e paisagens construídas dos últimos dois séculos.
Organizada pelo Consulado do Japão em Belém e pela Fundação Japão, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a exposição mostra diversos tipos de ambientes japoneses, de diferentes épocas e lugares, o que permite acessar cultura e valores desses locais, como em uma viagem ao país.
Nas obras, são mostrados ambientes da época da modernização, outros que surgiram em resposta à destruição causada pelo crescimento exacerbado, e também ambientes regenerativos, que pretendem resolver os desafios populacionais e ambientais do Japão. A ideia é que a arquitetura japonesa ajude a desvendar o país, na compreensão de conjuntura histórica e contexto espacial, que conta com grande diversidade geográfica, além de frequentes desastres naturais.
A exposição tem curadoria de Kenjirō Hosaka (pesquisador associado do The National Museum of Modern Art, Tokyo), Satoshi Hachima (professor da Chiba Institute of Technology) e Shunsuke Kurakata (professor associado da Osaka City University). A mostra itinerante já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. Os próximos destinos serão Manaus e Paraguai.
Ainda como parte da programação, no dia 5 de dezembro acontecerá a palestra “Paisagem, arquitetura e cidades do Japão”, ministrado pelo Prof. Dr. José Júlio Lima, docente da faculdade e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará. O encontro ocorrerá às 18h30, na Igreja de Santo Alexandre, e abordará as origens e diferentes estruturas espaciais das cidades japonesas.
Serviço:
Exposição “Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão”
Inauguração: 28 de novembro, às 18h30
Visitação: 29 de novembro a 20 de dezembro de 2023
Horário: terça-feira a domingo, 9h às 17h
Onde: Museu de Arte Sacra (Praça Frei Brandão, s/n - Cidade Velha, Belém-PA)
Palestra “Paisagem, arquitetura e cidades do Japão”
Ministrante: Prof. Dr. José Júlio Lima (UFPA)
Quando: 5 de dezembro, às 18h30
Onde: Igreja de Santo Alexandre (Praça Frei Brandão, s/n - Cidade Velha, Belém - PA)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA