Belém ganha novo Hospital de Urgência Psiquiátrica Infanto-Juvenil e Adulto
O hospital está localizado na travessa Presidente Pernambuco, bairro Batista Campos
Será inaugurado nesta quarta-feira (25), em Belém, o Hospital de Urgência Psiquiátrica Infanto-Juvenil e Adulto, Masculino e Feminino. A cerimônia será às 17h. O hospital está localizado na travessa Presidente Pernambuco, bairro Batista Campos, e contará com uma equipe multidisciplinar, com psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, farmacêutico, enfermeiro e nutricionista. O projeto é idealizado pela Clínica Médica Voo de Liberdade.
Assistente social e gestora da clínica, Mônica Azevedo destaca a importância do cuidado com a saúde mental desde a infância. “Uma criança ansiosa ou agressiva, por exemplo, pode ser o reflexo do ambiente em que vive. Por isso, é necessário compreender os contextos nos quais elas estão inseridas. Afinal, as causas mais comuns para doenças mentais nas crianças são o bullying, excesso de exposição a telas, falta de afeto, cobrança da família e até traumas e violência. Isso acontece porque as crianças ainda não possuem habilidade emocional para gerenciar experiências desagradáveis. E, então, as vivências negativas podem estar relacionadas ao seu adoecimento mental”, explica.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos de depressão em crianças entre 6 e 12 anos aumentou de 4,5% para 8% em uma década. A pandemia da covid-19 agravou ainda mais esse quadro. Esses dados representam apenas uma porção de crianças que têm adoecido mentalmente. Há vários outros tipos de alterações que podem ser identificadas, como estresse e transtornos de comportamento.
A ajuda médica deve ser buscada diante de qualquer sinal. “Diante disso, é de fundamental importância prestar atenção a sintomas que se mantenham por duas semanas ou mais, e caso as alterações de comportamento permaneçam durante este período, é indicado buscar ajuda médica, como o apoio de um psiquiatra infantil”, ressalta Azevedo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA