Belém 408 anos: Vale homenageia capital do Pará com espaço imersivo na cultura e história da cidade
Atração funcionará de 12 a 26 deste mês, possibilitando aos visitantes imersão sensorial na riqueza histórica e cultural dqa cidade
Para celebrar os 408 anos de história de Belém (PA), a serem completados nesta sexta-feira (12), e fortalecer a diversidade cultural da cidades, a Vale preparou uma série de ações que convidarão o público a vivenciar experiências que só Belém pode proporcionar a habitantes e também a visitantes. Assim, a mineradora pretende demonstrar seu respeito pela história da capital paraense, valorizando a cultura e as tradições da região e, ainda, reforçar a sua presença na Cidade das Mangueiras.
No clima de saudação a Belém, de 12 a 26 de janeiro, com visitação aberta e gratuita das 10h às 22h, um espaço especial montado no Boulevard Shopping vai levar os visitantes a uma imersão sensorial na cultura da cidade. Esse espaço terá visual inspirado nos elementos culturais e em pontos marcantes da capital paraense, como o Mercado do Ver-o-Peso. "O público que passar pelo local vai poder apreciar, a partir de fotografias, vídeos e textos, a Belém que encanta os sentidos e ganha ainda mais vida por meio das iniciativas em valorização da cultura e do patrimônio histórico que a Vale apoia na capital", repassa a empresa.
Valorizar e preservar
A Vale preza por ações focadas em valorizar e preservar a história e a cultura das regiões onde atua. Por isso, há 21 anos, a Vale apoia a cultura paraense, por meio, por exemplo, do patrocínio ao Círio de Nazaré. Para levar o público a viver essa história, um espaço exclusivo com fotografias e vídeos da procissão foi criado para destacar a maior manifestação cultural dos paraenses. Assim, o público vai poder apreciar todos os os detalhes dessa celebração e compreender a relação da empresa com a festa maior do Pará.
Patrimônio
Para incentivar o público a redescobrir espaços, memórias e costumes que se reinventam a cada geração, o espaço expositivo também vai trazer, com exibição interativa, as ações da Companhia na preservação e restauração de patrimônios históricos e materiais da cidade de Belém, como a restauração do Complexo dos Mercedários e a Igreja das Mercês, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e a Arquidiocese de Belém do Pará. A iniciativa possibilitará a preservação do conjunto arquitetônico composto pela Igreja das Mercês e pelo antigo Convento dos Mercedários.
Outra ação em destaque é a restauração da Basílica Santuário de Nazaré e a Requalificação da Cripta, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, que garantiu a execução de medidas de conservação de um dos maiores símbolos da capital paraense.
Olympia
A identidade artístico-cultural de Belém não estaria completa sem o Cinema Olympia, ícone da cinematografia brasileira e a mais antiga sala de cinema do país, que também terá um nicho exclusivo para imersão sensorial dos visitantes no espaço criado pela mineradora. O Cine Olympia, como é mais conhecido, passará por obras de requalificação, incluindo restauro, modernização e a implementação de um programa educativo e espaço expositivo.
Essa ação integra o projeto de recuperação do centro histórico de Belém e promove a expansão do setor cultural e audiovisual na cidade e é coordenada pelo Instituto Pedra, em parceria com a Prefeitura de Belém. A iniciativa foi selecionada pelo edital Resgatando a História do BNDES, e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e do BNDES, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Nas telas
E por falar em audiovisual, as imagens, os ritmos, as cores e os sons únicos da cidade não poderiam faltar quando o assunto é homenagear Belém. Ao longo dos anos, a Vale divulgou suas ações de valorização da cultura regional também por meio de produções em formato de documentários, webséries e outros materiais.
Para quem gosta de conhecer boas histórias e vivenciar experiências que mexem com os sentidos, o espaço expositivo terá telas que transmitirão algumas dessas produções com temas sobre Belém, como os episódios das webséries “Papo de Raiz”, “Juntos para Transformar” e “Receitas da Floresta” e, ainda, um QR code que vai direcionar o visitante para a playlist oficial da Vale, que destaca toda a riqueza sonora da cidade com muito tecnobrega, guitarrada, carimbó e outros ritmos tradicionais.
Presença em Belém
A Vale atua no Pará há quase quatro décadas. Em Belém, a mineradora está presente com seu Centro de Excelência em Gestão, com o Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), referência científica em análises de biodiversidade, e com o projeto Vale Música Belém que, prestes a completar 20 anos, conta com o apoio da empresa para transformar a vida de alunos da rede pública de ensino da Grande Belém. Desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), o Vale Música já beneficiou mais de 5 mil estudantes e, atualmente, atende cerca de 300 crianças e jovens por meio do patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do Estado e com a promoção da cidadania, em parceria com o Governo do Pará, a Vale, por meio do Programa Estrutura Pará, é responsável pela construção do Parque da Cidade e do Porto Futuro II, além de outros aparelhos públicos como as Usinas da Paz.
Serviço:
Vale homenageia 408 anos de Belém com espaço imersivo na cultura da cidade
Quando: de 12 a 26 de janeiro
Onde: Boulevard Shopping – Avenida Doca de Souza Franco, 776, Reduto, Belém
Horário de visitação: das 10h às 22h
Visitação gratuita e aberta para todos os públicos
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA