Aulão pré-Enem estadual tem público recorde para revisão final 

E na próxima semana terá a revisão em todas as Usinas da Paz, onde funcionam os pólos dos cursinhos

Bruna Lima
fonte

A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 transcorre neste domingo (3/11) e alunos do pré-Enem estadual, o Enem Pará, e para garantir a revisão dos alunos que vão fazer a prova foi realizado nesta sexta-feira (1º) um aulão especial para a prova de Ciências humanas, redação e linguagens. Na próxima semana haverá outro aulão de revisão em todas as Usinas da Paz, onde funcionam os polos dos cursinhos. Apesar do cansaço e do desgaste decorrentes das horas de estudos, professores e estudantes falam do entusiasmo e da expectativa para a prova.

Wallace Martins Lima de Oliveira, 19 anos, tem espectro autista e vai às aulas acompanhado da mãe. Ele tenta uma vaga no curso de Educação Física e diz que está com esperança de passar. O jovem faz o cursinho gratuito e diz que aproveita todas as oportunidades proporcionadas, inclusive as aulas online. "Venho me preparando e estudando. É a segunda vez que tento o vestibular e espero que dê certo, mas, caso eu não passe vou continuar tentando, diz o estudante.

Josicleia Pontes Figueiredo, 23 anos, estuda desde o começo do ano de forma presencial, mas também por videoaulas. Ela está tentando cursar Administração ou Fisioterapia. “Esse ano eu estou mais confiante, pois participei mais das aulas e também me empenhei mais. Espero que dê certo”, explica a estudante.

Na próxima semana, os alunos vão ter aulão para a prova de Ciências da Natureza. O professor Diego Henrique Monteiro Maia, que é coordenador do Enem Pará, explica que o projeto existe desde 2018 com aulas diárias e também aulas de reforço duas vezes na semana. O curso é desenvolvido nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém, com polos em Belém e Ananindeua.

Além disso, o curso também proporciona aos alunos uma plataforma digital com mais de mil aulas gratuitas, simulados, exercícios, material didático e também o ENEM Pará Itinerante que acontece no interior do estado. “Hoje o projeto conta com mais de mil e quinhentos estudantes distribuídos nas usinas e nos pólos. Na plataforma digital tem mais 30 mil estudantes matriculados.

Os professores têm uma vasta experiência com pré-vestibular e o objetivo é ensinar o aluno a fazer a prova, trabalhar com interpretação, técnicas de resolução de exercícios. “Trabalhamos com foco no conteúdo, habilidades, competências. A nossa é de resumo teórico, mas também de muito exercício", acrescenta o coordenador.

O curso gratuito vem contribuindo com o aumento da porcentagem de ocupação de alunos da rede pública na universidade pública. “A gente saiu de 68% na UFRA para 90% por cento de ocupação da rede pública. Na UFPA ultrapassamos 60%. Na UEPA mais de 64% de ocupação da rede pública. Então, o nosso trabalho faz referência exatamente a uma recomposição de aprendizagem. Nós tivemos muitos alunos que passaram pela pandemia, alunos que tiveram defasagem durante o ensino fundamental, ensino médio e os nossos professores fazem exatamente esse estudo, essa análise em conteúdos e habilidades que foram ali prejudicadas. E é nesse momento que a gente faz a recomposição dessa aprendizagem”, destaca o professor Diego.

O curso é totalmente gratuito, com material didático, aulas todos os dias, professores qualificados, qualquer estudante que se inscreva no Enem pode fazer parte do curso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM