Alunos da Ufra interditam avenida Perimetral, na manhã desta segunda (19), em Belém
O trânsito ficou lento no local, por conta da manifestação
Alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) interditaram, na manhã desta segunda-feira (19), a avenida Perimetral, bairro da Terra Firme, em Belém. Entre as reivindicações, os estudantes denunciam o corte do ônibus circular do campus, o Bajé, insatisfação contra a atual reitora, a professora Herdjania Veras de Lima, e o desligamento da internet como uma forma de retaliação da direção ao movimento dos alunos. Veja:
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram que o trânsito no local ficou lento por conta do protesto. Em uma das imagens, é possível ver que os estudantes atearam fogo em pneus. A reportagem foi até o local, às 12h50, e a manifestação já tinha terminado, além das duas pistas da avenida funcionando normalmente para o fluxo de veículos.
Em nota assinada pela reitora, a instituição diz que o circular havia feito uma pausa, mas que retomou o funcionamento desde o meio-dia desta segunda. A gestão superior da instituição também esclareceu que "não recebeu oficialmente por meio de processo no SIPAC [Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos], qualquer documento que solicite agenda e pautas condizentes com a demandas dos alunos, de forma ordeira e organizada (...)".
"Em relação à internet, informamos que ocorreu um pico de energia às 4h50 de hoje, que resultou na indisponibilidade de acesso à rede local e à internet em alguns setores do campus Belém. O problema foi causado pela inoperância de um dos segmentos do Swtich Core, localizado no Datacenter Institucional. O serviço foi restabelecido e o acesso normalizado às 8h34", diz o comunicado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA