Aeronaves são recebidas com "chuva de bênçãos" no Aeroporto Internacional de Belém
Corpo de bombeiros utiliza dois caminhões para despejar jatos d'água sobre os aviões dos voos 2004 da Azul; 3358 da Latam e 1896 da Gol
Para dar às boa vindas aos visitantes da capital paraense, no período do Círio de Nazaré, que foi realizada nesta terça-feira (5) uma "chuva" de bênçãos sobre as aeronaves, no Aeroporto Internacional de Belém. Foram utilizados dois caminhões do corpo de bombeiros para despejar jatos d'água sobre os aviões dos voos 2004 da Azul linhas aéreas; 3358 da Latam Airlines e 1896 da Gol linhas aéreas. Estima-se que entre os dias 3 e 16 de outubro 126.763 mil passageiros embarquem e desembarquem no aeroporto, totalizando 910 pousos e decolagens.
Edvaldo Amaral, capelão do Aeroporto esteve presente durante a benção e explicou que batizar as aeronaves é abrir os braços para acolher, neste período do Círio, aqueles que chegam para rever suas famílias, como um gesto de solidariedade e fé. "... recorda o nosso batismo, que nós faz família de Deus, nos enche de solidariedade com o próximo e conjuga-se com a nossa realidade amazônica cercada de água. Na nossa cultura católica, acolhemos aqueles que chegam, principalmente neste momento de pandemia que temos a separação de entes queridos. Temos no círio a oportunidade de reencontro, temos a esperança que ano que vem será uma explosão de fé. Nós acolhemos os irmãos que chegam, com a mesma devoção por aqueles que já estão nessa terra. O símbolo deste batismo das aeronaves significa isso", explica o padre.
No desembarque dos passageiros era possível ver o saguão totalmente decorado, com peças inspiradas no Círio e uma roda gigante confeccionada com miriti, de aproximadamente 4 metros. Jhemison Mourão, 24 anos, mora há três anos em Florianópolis e conta que veio passar o Círio com a família, em Belém e diz que não há outra forma de chegar melhor, senão ser recebido dessa forma em Belém.
"Depois de ter passado 1 ano e meio longe, devido a Covid, este ano está sendo importante voltar. Agora com menos restrições. É uma emoção muito grande, graças a Deus não tivemos perdas para a Covid. Ser recebido com essa chuva de bênçãos é o diferencial do católico paraense, porque ele tá de braços abertos para todo mundo, é diferente de chegar em qualquer outro aeroporto do mundo. Me sinto abençoado", conta.
A Infraero adotou algumas medidas adicionais em períodos de grandes movimentações, como o Círio de Nazaré: o reforço do quadro de limpeza, higienização, intensificação do monitoramento de equipamentos como esteiras e ar condicionado, bem como das equipes de segurança, operações e manutenção e conta com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), do 27º Batalhão da Polícia Militar de Belém e do serviço de vigilância terceirizado que atua no local. Além disso, cerca de 35 alunos do curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio receberam treinamento de capacitação da Infraero para atuarem no terminal entre os dias 4 e 15 de outubro, das 11h às 17h, auxiliando na prestação de informação aos passageiros e usuários.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA