Abertura da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes encanta Belém
A Secretaria de Cultura do Pará (Secult) espera receber cerca de 400 mil pessoas nesta edição.
O movimento de pessoas foi intenso neste sábado (09), no primeiro dia da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Quem optou por visitar os estandes do evento logo após a abertura ao público, às 9h, teve acesso a milhares de títulos espalhados pelos 24 mil metros quadrados do espaço.
A Secretaria de Cultura do Pará (Secult) espera receber cerca de 400 mil pessoas nesta edição. A Feira conta com 229 estandes de livros e nove estandes na praça de alimentação. O evento terá a presença de 138 empresas, sendo 60 do Pará. Ao todo, 42 editoras, 37 livrarias e 59 distribuidores de livros participam do evento. A estimativa de vendas é de 750 mil exemplares de livros, o que movimentará, aproximadamente, R$ 18 milhões em negócios.
VEJA MAIS
Entre os livreiros, a expectativa era grande. Após a abertura, o público pôde circular em meio à vasta diversidade de livros. O livreiro Ettore Farias, de 22 anos, falou sobre a expectativa para esta edição. “Somos de São Paulo, mas eu cresci vindo pra cá, para Belém. Há dez anos participamos da Feira, e nossa expectativa é a melhor possível, porque a cada ano somos surpreendidos positivamente”, disse.
Para Ettore ainda, a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é uma segurança no que diz respeito à participação do público. “Nós temos muita confiança em participarmos, seja pela garantia de público, seja pela qualidade da organização. Além disso, existe todo um investimento em leitura para os servidores daqui. Sem dúvida, é um das melhores Feiras do Livro do país. Pra nós, a melhor”, avaliou.
A secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal e os homenageados desta edição, Heliana Barriga e Salomão Larêdo, recepcionaram o público pela manhã, junto com os trabalhadores do evento. Às 9h em ponto, as portas do Hangar foram abertas e, simbolicamente, uma fita foi descerrada na entrada principal pelos homenageados. “Aproveitem, porque a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é de vocês e para vocês”, enfatizou Ursula ao público.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA