Hospital das Clínicas de Ananindeua suspende atendimento; entenda a polêmica
Segundo as primeiras informações, a paralisação ocorre após uma suposta falta de pagamento aos profissionais de saúde
O Hospital das Clínicas de Ananindeua (HCA), localizado no bairro da Águas Brancas, paralisou o atendimento ao público. Segundo informações, a interrupção dos serviços ocorreu após uma suposta falta de pagamento aos profissionais de saúde por parte da Prefeitura de Ananindeua. A unidade, então, amanheceu, nesta segunda-feira (6), com uma faixa que teria sido colocada pelos trabalhadores, avisando sobre a suspensão do atendimento.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Ananindeua esclareceu, por meio de nota, que o pagamento dos profissionais está regular. “A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informa que segue normalmente o cronograma de pagamento dos hospitais conveniados. E quanto ao Hospital das Clínicas de Ananindeua, está sendo feita uma análise e auditoria na quantidade da produção do mesmo”, diz o comunicado. A prefeitura, no entanto, não confirmou a paralisação na unidade de saúde.
Conforme informações do portal Estado do Pará Online, o hospital estaria realizando cobranças ilegais aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cobranças indevidas também vinham sendo feitas pelo HCA em relação à quantidade de pacientes atendidos - isso porque foram observados, aproximadamente, 21 pacientes internados no último mês, o que não condiz com o valor de quase R$ 900 mil cobrado pelo hospital à prefeitura.
Ainda segundo o portal, o pagamento foi suspenso por conta dessas cobranças. Documentos obtidos pelo Estado do Pará Online apontam, ainda, que, somente nos anos de 2022 e 2023, foram 12 denúncias protocoladas contra o Hospital das Clínicas de Ananindeua - além de denúncias realizadas neste ano de 2024 -, que evidenciam a necessidade de suspender os pagamentos feitos pela Prefeitura aos proprietários da unidade de saúde.
A reportagem solicitou mais informações ao Hospital de Clínicas de Ananindeua sobre o caso. O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) também foi procurado para detalhar sobre a suposta paralisação. No entanto, a reportagem não obteve respostas da entidade e do hospital.
O HCA
Segundo o site do próprio HCA, a unidade foi fundada no ano de 2000, com o objetivo de fazer internamentos e atendimentos ambulatoriais. O Hospital é preparado para atender diversas especialidades médicas e conta com centro-cirúrgicos, Unidades de Terapia Intensiva, leitos particulares e de enfermaria, entre outras estruturas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA