CadÚnico: famílias de Ananindeua poderão atualizar cadastro neste sábado (20)
Mutirão atenderá famílias com o cadastro desatualizado desde 2016 e 2017
A Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) de Ananindeua promove neste sábado (19) um mutirão para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) exclusivamente para famílias que estão com os registros desatualizados desde 2016 e 2017. O Dia D será na sede do CadÚnico, na passagem Suely, esquina com a Rua Cláudio Sanders, no bairro Centro, das 8h às 12h.
VEJA MAIS
A partir do dia 22 de agosto, os atendimentos na sede do Cadastro Único para atualização, inclusão, exclusão e alteração cadastral serão feitos de segunda a quinta-feira, e para a realização de novos cadastros, todas as sextas-feiras. A decisão é baseada no calendário do Ministério da Cidadania.
Para ser incluída no CadÚnico, a família precisa ter renda mensal familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo per capita. Dentre os benefícios do Cadastro Único estão a tarifa social de água e energia, Programa ID Jovem, CNH Social, isenção de taxa para concurso público, Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência, Programa Brasil, entre outros.
Nas próximas semanas, as pessoas idosas, com deficiência e que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), poderão solicitar a atualização cadastral do Número de Identificação Social (NIS) em casa. O agendamento será feito pelo telefone (91) 98533-7729.
Manter o cadastro atualizado é importante porque o governo utiliza esses dados para conhecer melhor as necessidades das famílias e oferecer benefícios e serviços sociais que contribuam para garantir melhores condições de vida aos cidadãos. Além disso, a maioria dos programas sociais que usam o Cadastro Único só concede benefícios para as pessoas que estão com o registro atualizado, como é o caso do Programa Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA