Brasileira é detida na Colômbia com 130 sapos 'arlequins' escondidos em mala

Colecionadores pagam até mil dólares por exemplar, dada sua beleza exótica e a exclusividade de serem encontrados apenas no país

O Liberal
fonte

Uma brasileira foi detida pela Polícia Nacional da Colômbia nesta segunda-feira (29), ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, com 130 sapos venenosos na bagagem. Os animais são de uma espécie ameaçada e foram encontrados em embalagens plásticas de filmes fotográficos, asfixiados e desidratados, conforme a Secretaria do Meio Ambiente de Bogotá. A mulher de 37 anos, que não teve a identidade revelada, foi autuada por tráfico de fauna.

VEJA MAIS

image Na Colômbia, deslizamento de terra deixa ao menos 17 mortos
Nas redes sociais, a vice-presidente do país, governadores e prefeito se pronunciaram sobre a tragédia

image Mais de quarenta prisioneiros escapam de prisão no Equador em meio a operações militares
Cinco presos já foram capturados. As forças de segurança também tomaram conhecimento que uma pessoa morreu na prisão

Os sapos venenosos, da espécia ‘arlequins’, estão entre os mais peçonhentos do mundo. A mulher foi abordada quando se preparava para embarcar em um voo para São Paulo, com escala no Panamá. Durante a inspeção de bagagens, a polícia encontrou os sapos camuflados em uma mala. A mulher disse ter recebido os sapos de presente de uma comunidade indígena de Nariño, região a 800 quilômetros da capital.

As autoridades colombianas afirmam que a espécie está em risco de extinção devido ao tráfico internacional de animais. Colecionadores pagam até mil dólares por exemplar, dada sua beleza exótica e a exclusividade de serem encontrados apenas nos bosques tropicais úmidos do Pacífico colombiano.

Os sapos estão em recuperação no Centro de Atenção e Valorização de Flora e Fauna Silvestre para serem devolvidos à natureza, com acompanhamento da Seccional de Carabineiros e Proteção Ambiental. A mulher foi entregue à Procuradoria-Geral da Nação, e pode sujeita a uma multa de até 58 milhões de pesos colombianos, aproximadamente R$ 70 mil. Seu nome não foi divulgado pelas autoridades colombianas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO