MENU

BUSCA

Taxista José Vale reclama da falta de poda em árvore na Almirante Wandenkolk, no Umarizal

Os moradores afirmam que a árvore quase caiu por conta das fortes chuvas 

O Liberal

Moradores denunciam que uma árvore está sob risco de queda na travessa Almirante Wandenkolk, no bairro do Umarizal, próximo à rua Boaventura da Silva, em Belém. A comunidade já chegou até a colocar um cartaz no tronco do vegetal com um aviso: "Cuidado, a árvore está para cair. Não coloque carro". O aviso, segundo as denúncias, é para evitar tragédias, já que a árvore apresenta riscos e muitos condutores de veículos estacionam seus carros na sombra, ao lado da árvore. O taxista José Carlos Vale diz que o problema da falta de manutenção da árvore é de anos

"Eu já passei até e-mail para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), mas não deram retorno de nada. O telefone não atende. Inclusive, tenho salvo no meu telefone o e-mail, as imagens da árvore para mostrar o problema. Eu quero que alguma providência seja tomada, pois essa árvore pode cair em cima do nosso carro", reclama José.

VEJA MAIS:

Dona de casa Creuza Santos alega que árvore corre risco de queda na Marambaia
Segundo a denunciante, a queda de folhas da árvore também provocam entupimento de esgoto

Mangueira centenária está com risco de queda, dizem moradores da 14 de Abril
Segundo as denúncias, a falta de poda do vegetal está causando prejuízos devido a constante queda de galhos

Comerciante Beatriz Silva afirma que mangueira sofre risco de queda na rua dos Mundurucus
A comunidade colocou uma placa de aviso para alertar sobre o risco de queda da árvore

A árvore está nas calçadas e, ao lado dela, estão três vagas destinadas aos taxistas da região. As vagas são reservadas e apresentam sinalizações, mas os taxistas têm medo de estacionar no local. Segundo as denúncias, a árvore está na lista dos vegetais que estão em risco de queda na Grande Belém.

"Esse estacionamento é para cinco táxis, mas estamos com esse problema e temos medo dessa árvore cair em cima dos nossos carros. Eu torço para que a árvore não caia. Teve uma segunda-feira em que houve um temporal, os galhos da árvore chegaram até o chão e a população que mora aqui ficou louca, ficou preocupada com isso", acrescenta José.


 

Por conta da falta de cuidados, há também o problema das raízes da árvores, que estão sufocadas abaixo do pavimento para pedestres. As calçadas estão apresentando danos e rachaduras, pois, com o crescimento da árvore, as raízes estão abalando a estrutura da calçada. O tronco da árvore está se inclinando a cada dia, por conta do seu crescimento, apontam os moradores. Com a volta da época de chuvas, eles temem acidentes. Acreditam que ela possa tombar com as fortes ventanias no inverno amazônico. 

Para James Alex, hoteleiro, a árvore é forte e não irá cair no local, mas ele afirma que é necessário aparar os galhos. "Ela precisa receber cortes mesmo. Ela está inclinada, mas não vai cair não. A poda seria muito boa agora", pondera.

A reportagem solicitou nota para a Semma e aguarda retorno do órgão.

Você Repórter