Mangueira centenária está com risco de queda, dizem moradores da 14 de Abril
Segundo as denúncias, a falta de poda do vegetal está causando prejuízos devido a constante queda de galhos
Segundo as denúncias, a falta de poda do vegetal está causando prejuízos devido a constante queda de galhos
Na travessa 14 de Abril, no trecho entre Rua dos Pariquis e Rua dos Caripunas, no bairro da Cremação, a comunidade relata um problema sobre uma mangueira centenária que estaria correndo risco de desabar. Segundo os denunciantes, a falta de poda está causando prejuízos como a constante queda de galhos.
A árvore está bastante inclinada e, em períodos de chuva, o vegetal costuma balançar, deixando cair pedaços de galhos ou mangas, o que pode acabar atingindo veículos ou pessoas que passam pelo local, segundo os moradores. "Ninguém vem e ninguém toma as providências. Isso aqui já está muito perigoso", comentou a moradora Aranir Correia.
O professor Eugênio Torres contou que mora no local há 21 anos e que já foram feitos vários pedidos de poda para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), mas, até o momento, os moradores nunca receberam uma previsão de manutenção. "Já faz seis anos que protocolamos o primeiro pedido de poda na Semma, mas não veio a manutenção. O perigo é cair em cima de alguém ou em cima de um veículo e causar danos. A gente não sabe como ela está por dentro, pois pode está podre que nem o que aconteceu com a sumaumeira de Nazaré", disse.
VEJA MAIS:
Ainda de acordo com as denúncias, a última solicitação do serviço de poda foi feita ainda este ano. Os moradores também acrescentaram que já foram até a sede da secretaria para reclamar da falta do serviço. Eles receberam a informação de que deveriam realizar o pedido pelo e-mail. Porém, mesmo após o pedido de forma oficial, não tiveram nenhum retorno.
Em comunicado enviado para a reportagem na quarta-feira (12), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que há um pedido de poda do vegetal em tramitação, por isso, a proposta ainda não entrou na agenda de serviços da Semma com definição de data.
"Porém, como há a informação de que o vegetal apresenta risco de queda, uma equipe será encaminhada ao local para verificar a situação da árvore e definir quais serviços serão executados", disse Semma.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.