Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Servidor Waldir Santos denuncia vazamento de esgoto no conjunto Benjamim Sodré, no Parque Verde

O denunciante diz que o problema ocorre há mais de três anos. Sesan promete enviar equipe ao local.

O Liberal

No conjunto Benjamim Sodré, localizado no bairro Parque Verde, em Belém, a rua Araguari vem sofrendo com um vazamento de esgoto que há tempos vem causando transtornos aos moradores. O servidor público Waldir Santos denuncia que o problema já é conhecido pelos órgãos públicos: os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) já estiveram no perímetro com equipamentos, mas, segundo a denúncia, os serviços não foram feitos de forma correta.

image O denunciante Waldir Santos conta que a situação causa incômodo e indignação aos moradores (Créditos: Célia Pinho)

No local, a água fétida, centrada nas calçadas, virou um transtorno aos que circulam pelo perímetro. "O bueiro está entupido, transbordando. Mas o bueiro não é a origem do problema. Essa situação ocorre há mais de anos. As equipes técnicas da Sesan vieram aqui, mas não fizeram nada", detalha Waldir. 

VEJA MAIS:

image Mecânico Eliton Aood reclama de água empoçada na travessa W-2 em Icoaraci
O problema causa prejuízos para o tráfego de veículos, além de dificultar a mobilidade dos pedestres e residentes da área

image Aposentado Raimundo Oliveira afirma que via do conjunto Xingu está cedendo
Segundo os moradores, as falhas da via estariam ocorrendo por conta do esgoto local e também por falta de manutenção

image Cozinheira Maria Moura reclama de águas paradas ao lado da Unidade de Saúde do Bengui
Poça de água acumulada nunca seca: ela causa riscos a saúde dos moradores, além de prejudicar os pacientes da unidade, diz a denunciante

Por conta da falta de solução para o caso, o local foi isolado pelos próprios moradores, para não ser pisado. E o alagamento causado pelo esgoto já transborda para parte da pista. Os moradores reclamam do constante odor e dos riscos de contaminação do local. Em épocas de chuva, a área fica imprópria para a passagem de pedestres e a comunidade teme problemas de saúde ocasionados pelo esgoto a céu aberto. 

"Quando você sai para trabalhar, ou seja para ir para escola, você pode correr o risco de ganhar um banho dessa água podre. Isso é um horror", acrescenta Waldir. Ele também disse que os moradores pedem para que os carros diminuam a velocidade para que a água não atinja quem estiver passando

image O vazamento ocorre em toda a via, segundo as denúncias (Créditos: Célia Pinho)

"As ruas do conjunto vêm em descida. Por isso essa água vem correndo pelas valas. Está chegando a época de chuva e a situação vai complicar ainda mais. Nós pagamos nossos impostos para termos um serviço de qualidade. Já faz anos que estamos sofrendo com esse problema, queremos uma solução com urgência", ressalta Waldir Santos. 

Procurada pela reportagem para tratar sobre o problema, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, em nota, que "enviará  uma equipe técnica ao local mencionado para verificar a situação". Segundo diz a Sesan, "se for constatado que o problema é de competência da Sesan (esgoto pluvial) será tomada as medidas cabíveis".

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS