Representante comercial Lélio Feio diz que há pontos de lixos na travessa Enéas Pinheiro na Pedreira
Os lixos são colocados há meses nas calçadas e no meio-fio da via, segundo o denunciante
Na travessa Enéas Pinheiro, no trecho entre a avenida Visconde de Inhaúma e passagem Alacid Nunes, bairro da Pedreira, em Belém, moradores reclamam do forte odor ocasionado por um grande aglomerado de lixo ao longo da via. No local, há várias pilhas de lixo doméstico, orgânico e restos móveis antigos descartados de maneira irregular. O representante comercial Lélio Feio, morador do bairro, diz que a área está tomada por entulho há vários meses.
A crise de lixo está proporcionando descartes no meio-fio da travessa, segundo o representante comercial. Porém, de acordo com os moradores, as ruas adjacentes também apresentam pontos de descarte irregular, com pilhas de lixo acumulado. Por causa disso, a via está intrafegável, causando transtornos aos pedestres, que precisam caminhar pela rua, já que os lixos ocupam as calçadas.
VEJA MAIS:
Os condutores de veículos também possuem dificuldades para transitar pela região, pois os pontos de lixos estão causando congestionamentos. "O lixo toma conta de tudo! Aqui na Pedreira (bairro) é assim. Você pode ver que os lixos estão ocupando tudo. Os carroceiros são terríveis, mas a população vem e joga tudo por aqui também, depois querem culpar outras pessoas. Mas, a verdade é que o povo também é culpado", diz Lélio.
O denunciante conta que a cada 20 metros da rua, e também das vias adjacentes, são vistos novas pilhas de lixo. "Eles jogam colchão, jogam de tudo por aqui. Jogam vários tipos de lixo até no meio da rua. É muito difícil a gente passar por aqui. Vocês podem observar o quanto é difícil, da dificuldade dos moradores de viver em meio a esses lixões colocados nas vias e nas calçadas", reclama.
A comunidade pede que a Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan) possa fazer o recolhimento dos entulhos espalhados, além de regular a coleta de lixo na região. "A gente não sabe o que fazer com esse problema dos lixos. É uma dificuldade ter que conviver com isso, além do forte odor. Eu também peço que a população se conscientize, pois é lamentável ver várias pilhas de lixo na rua", disse Lélio Feio.
A Sesan, por meio de nota enviada nesta quarta-feira (27), informou que enviará uma equipe para verificar a situação e remover o lixo e o entulho do local. "Destacamos a importância da população na manutenção da limpeza da cidade, orientando, através de educadores ambientais, sobre a correta disposição de resíduos nos dias e horários de coleta", disse.
Além disso, a secretaria também comunica sobre o Zap-Entulho, serviço gratuito mediante solicitação via WhatsApp (91 98499-0059). A denúncia de descartes irregulares podem ser enviadas pelas redes sociais oficiais da Prefeitura ou da Sesan.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA