MENU

BUSCA

Representante comercial Josiel Pantoja reclama de cratera aberta no conjunto Tapajós

A área sofre com uma tubulação exposta que contribuiu para vários acidentes e quebra de veículos

O Liberal

Há cinco anos os moradores da rua Belém, com a esquina da rua Alicante, do conjunto Tapajós, no bairro do Tapanã, em Belém, reclamam de uma cratera aberta que ocupa quase toda a via. O representante comercial e morador do bairro Josiel Pantoja denuncia que a área já foi ponto irregular para descarte de lixo - e que vários veículos, como motos e carros, já caíram no local

"Aqui já caiu carro, moto e bicicleta. Isso aqui é uma cratera a céu aberto. A gente já vem solicitando, junto à Sesan, e isso estava para ser licitado. Porém, ainda não veio o serviço", conta Josiel. No local, há escoamento de esgotos de conjuntos e condomínios da região do entorno. Por conta disso, o forte odor é um transtorno para o cotidiano dos moradores

VEJA MAIS:

Buraco aberto na Alcindo Cacela prejudica mobilidade de moradores e pedestres
Por nota, nesta quarta-feira (12), a Cosanpa informou que realizou a recomposição do buraco na terça-feira (11)

Moradora Eliana Monteiro reclama de buraco em pista do conjunto Ariri Bolonha
No local, há paus e fitas isolantes para sinalizar o problema. Por dentro do buraco, há alguns entulhos, com a estrutura da tubulação incompleta

Técnico em eletrônica Milton Miranda denuncia buraco na passagem Belo Horizonte, na Terra Firme
Para evitar risco de acidentes, ele diz que moradores colocaram uma sinalização improvisada, com pedaços de paus

A equipe de reportagem aferiu que a tubulação da área está quebrada. Durante a reportagem, os próprios moradores faziam a limpeza da cratera. "Isso que sai do esgoto são águas pluviais que vêm de quatro condomínios próximos daqui. A gente espera que isso não venha a se estender a essa tubulação aberta, para que não ocorra risco aos moradores, como já aconteceu, com vários acidentes", acrescenta Josiel.

A comunidade diz que já está cansada de reclamar do problema - e que, durante o período em que a cratera foi cedendo, os moradores já encaminharam várias documentações com pedidos de manutenção e recuperação da via  para a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), mas, até o momento, não foram atendidos com as reformas.  

Para piorar, segundo relatam, uma máquina de obras teria passado pela área e quebrado os arredores da tubulação aberta, contribuindo para o crescimento da cratera. "Nós estamos pedindo para a Sesan que possa olhar por nós. Eu já estive na Sesan, a secretária que me atendeu informou que que já estava sendo licitado, e nós estamos aguardando para que seja feita essa obra", disse o representante comercial.

"Na verdade, a gente espera que a obra faça todo o processo de manutenção até a onde estava, mas que também leve as reformas passando um pouco mais da via, porque esse canal precisa ser dragado e que ter uma tubulação adequada para toda essa região", explica Josiel Pantoja.

A reportagem solicitou nota para a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e aguarda retorno do órgão público.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Você Repórter